por Cristiane Collich Sampaio


 



A comercialização do diesel com misturas de biodiesel, como a B5, tornada obrigatória em janeiro último, requer maiores cuidados dos revendedores na armazenagem e na manutenção dos sistemas de filtragem. O alerta vem de Sérgio Cordeiro, presidente da Metalsinter, fabricante de filtros. Segundo ele, a empresa vem testando misturas com diferentes percentuais de biodiesel, de variadas matérias-primas, e constatou que “a saturação dos meios filtrantes ocorre com maior ou menor rapidez dependendo da origem do biodiesel e do tempo e das condições de armazenagem”.


Ele explica que, os sólidos em suspensão e dissolvidos estão presentes em quantidades maiores nesse combustível e se combinam, saturando os filtros em menor tempo. “No biodiesel animal isso é muito patente e se a temperatura for baixa, o ponto de congelamento cai muito, fazendo com que o produto se solidifique na linha”, acrescenta.


 


Cuidados


 


Quanto a eventuais problemas gerados pela maior suscetibilidade do B5 à degradação, Sérgio Cordeiro recomenda aos revendedores manutenção mais constante dos filtros. Já os postos que vendem pouco diesel devem dobrar a atenção, pois, conforme salienta, “quanto menor a venda, menor a renovação do produto e maior a autocontaminação”. Assim, além da troca dos elementos filtrantes, os reservatórios dos filtros devem ser limpos constantemente.


Ele também adverte para o fato de que o produto não pode ficar parado e nem os filtros de linha secos. “Se o posto fecha a noite, na manhã seguinte o combustível dos filtros tem de ser renovado e nos filtros de linha – que não prensa –, coalescentes ou não, o meio filtrante não deve ficar sem produto, para não entrar em colapso”, aconselha.


O presidente da Metalsinter lembra que o período de troca dos filtros dos veículos a diesel também foi reduzido e que reclamações dos consumidores finais ocorrem com freqüência, especialmente nos postos negligentes quanto aos cuidados com seus equipamentos.


Ele cita o exemplo de um posto em que, por falta de manutenção adequada, o meio filtrante rasgou e o combustível com muitos sólidos foi para o tanque do caminhão, gerando problemas imediatos no veículo.