por Denise de Almeida


 


Eles têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, desintoxicar o fígado e intestinos, acabar com a irritação e ainda facilitam a limpeza das impurezas do organismo, como o excesso de adrenalina, por exemplo, que causa estresse e ansiedade, ou dos cortisóis, que causam melancolia e depressão. Não! Não estamos falando de remédios comprados em farmácia, mas sim daqueles que estão à nossa mesa todos os dias: os alimentos.


Segundo a engenheira química, Conceição Trucom, que também é escritora sobre temas voltados para alimentação natural, a ingestão de alimentos que podem gerar um metabolismo mais harmônico e sereno contribui para um estado importante para meditar e refletir, nutrindo também a alma e o espírito.


Mas atenção! A regularidade é que faz a diferença! Portanto, todo dia é dia desses ingredientes em sua alimentação.


LIMÃO: com propriedades digestivas, tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais e fixar nutrientes, como os sais minerais. Auxilia no bom funcionamento do fígado e intestinos e tem ação adstringente, que ativa a excreção dos excessos de colesterol e triglicérides.


ALFACE: seu talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, que auxilia no combate à depressão, confusão mental e cansaço.


COUVE, AGRIÃO e demais folhas verde escuro: ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. Também são ideais no combate ao colesterol alto e até catarata.


CENOURA: rica em betacarotenos, substâncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos, como os do sistema cardiovascular e da visão.


ALHO: reduz a pressão arterial e sua ação adstringente combate a formação de placas de gordura, auxiliando nas altas taxas de colesterol e triglicérides


BANANA: rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo, além de possuir vitamina B6, que produz energia.


UVA: tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.


JABUTICABA: contém ferro, que combate a anemia, e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. É rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.


LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. É energética, hidratante e previne a fadiga. Também é rica em fibras, que são muito benéficas aos intestinos.


FRUTOS DO MAR: têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.


OVOS: os nutrientes que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.


ÁGUA: Reduz a fadiga, mantém a temperatura do corpo, previne pedra nos rins e câncer do intestino.