por Márcia Alves



Dividindo espaço com as tradicionais lojas de conveniência, franquias de portes e tipos diversos estão migrando para os postos de combustíveis. Lavanderias, restaurantes, cafés, drogarias, livrarias, salões de beleza e outros tipos de comércio estão apostando nos postos como meio de expansão, já que em shoppings e lojas de ruas está difícil conseguir espaço. Esses negócios, geralmente, são administrados em parceria com o revendedor ou terceirizados, sem qualquer vínculo com a bandeira do posto.


De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Ricardo Camargo, trata-se de uma tendência que passará a contar, a partir deste ano, com um trabalho de incentivo mais articulado da entidade. No ano passado, enquanto o segmento de franquias cresceu 14%, com faturamento de R$ 63 bilhões, os pontos comerciais franqueados em postos de combustíveis tiveram expansão de 4%, com faturamento de R$ 18 milhões.


Centro de negócios


Camargo reconhece que os postos de combustíveis têm se transformado em excelentes “centros de negócios” porque sobrou pouco espaço para a abertura de grandes shopping centers nos centros urbanos. “São os bairros menos movimentados, porém com público de bom poder aquisitivo, que vão dar impulso a essa tendência”, reforça. Mas ele acrescenta que, se um posto quiser atrair franquias, “deverá ser moderno, atraente e dispor de infraestrutura, como banheiros e capacidade de estacionamento”.


A rede de lavanderias 5àSec é uma das empresas que tem apostado nessa tendência. No ano passado, foram inauguradas duas lojas em postos. Entretanto, segundo a diretora de Expansão e Implantação da 5àSec do Brasil, Meire Gomes de Carvalho, “a rede possui um planejamento estratégico que contempla a abertura de 30 novas lojas em postos, entre 2010 e 2014”.


Modelo consagrado


O consultor Flávio Franceschetti acredita, porém, que o modelo consagrado do posto de combustível apenas com loja de conveniência, “que pode suprir os consumidores com produtos de uso diário”, vem em primeiro lugar e ainda tem muito espaço para crescer – ele revela que, no Brasil, apenas 15% dos postos possuem com loja de conveniência, ao passo que nos Estados Unidos e Europa esse índice sobe para 80%.


A opinião do consultor se alinha com o posicionamento da BR Distribuidora. O gerente de Marketing de Franquias e Conveniência, Paulo Renato Silva, diz que a BR dá preferência à implantação de lojas da BR Mania e Lubrax Center em todos os postos com potencial de vendas, embora exista interesse em avaliar franquias de terceiros. Ele informa que, no ano passado, a rede BR Mania cresceu 22,1%. Para 2010, a expectativa é superar esse índice, dando continuidade à política de prioridade às franquias próprias.