por Denise de Almeida


 


No Brasil do futebol, em ano de Copa do Mundo as atenções se voltam para o torcedor verde-amarelo, um consumidor ávido por participar de tudo o que envolve o esporte e que faz questão de ‘entrar no clima’. Nessa hora, para quem não vai à África do Sul ver a seleção canarinho jogar, a opção é um bom aparelho de TV.


De olho nesse apaixonado pela seleção e também para incentivar os menos entusiastas, as distribuidoras instaladas no país dedicam parte de seus investimentos em ações para a Copa do Mundo. E o sorteio de aparelhos de TVs de última geração aparece como ótima opção para fortalecer sua imagem perante o consumidor, fidelizar clientes à sua bandeira e, sobretudo, alavancar as vendas em estabelecimentos que ostentam sua marca.


 


ALE quer mexer com emoções


 


A ALE, por exemplo, como parte do seu plano de marketing para 2010, criou a promoção “Seleção de Amigos”. De abril a junho, os postos da rede participam da iniciativa que irá premiar os clientes com um superkit contendo todos os apetrechos necessários para montar um verdadeiro camarote em casa e assistir aos jogos na companhia dos amigos: TV de plasma 50’, home theater, freezer personalizado, 11 camisas da Seleção de Amigos e um Nintendo Wii. No total, serão entregues 60 superkits, um por dia.


A combinação futebol e amigos, segundo Carlos Cotta, diretor de marketing da ALE, é estratégica e vai mexer com as emoções do consumidor. “Quem não gostaria de torcer pelo Brasil ao lado dos amigos?”, indaga.


Para participar, o motorista precisa abastecer R$ 50 em combustível – o que lhe dará direito a um cupom com um número da sorte. Além de concorrer ao superkit, ele pode ganhar, na hora, um DVD portátil (com o filme “A história das Copas”) e tabela de jogos da Copa.


Os postos participantes receberão todo o material de divulgação, que inclui cartaz, faixa, display, topo de bomba, coletes para frentistas e flyers.


 


Esso participa com a marca Mobil


 


A Esso, por sua vez, vai entrar no clima da Copa do Mundo com a marca Mobil, por meio da promoção Torcida Mobil Super. Entre os dias 1º de maio e 30 de junho os clientes que adquirirem quatro litros de lubrificantes Mobil Super ou Mobil 1 nos postos da rede ou nas oficinas, autopeças e super trocas autorizadas em todo o país, receberão um cupom com a seguinte pergunta: Qual o lubrificante que oferece tecnologia, proteção e performance para o seu carro? As respostas corretas concorrem a uma TV LCD 42’ por dia. Ao todo serão sorteadas 61 TVs em todo o período da promoção.


No momento da compra, os consumidores também recebem o kit torcida, composto por bandeira e adesivo.


 


Quanto às outras distribuidoras, até o fechamento desta edição, era mantida em sigilo a promoção que será veiculada pela BR e pela Ipiranga/Texaco. A Shell, por meio de sua assessoria, informou que não terá ações voltadas para a Copa do Mundo.