por Cristiane Collich Sampaio


 


Gasolina com menos enxofre e uso obrigatório do termo etanol nas respectivas bombas de combustível do país são os temas tratados nas duas novas resoluções publicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no princípio de dezembro.


No dia 10, foi publicada a Resolução nº 38, que estabelece as especificações da gasolina comercial com limite máximo de 50 partículas por milhão (ppm) de enxofre, que estará disponível para comercialização a partir de 1º de janeiro de 2014. A nova gasolina representa redução significativa dos atuais 1 000 ppm para 50 ppm de enxofre e atende à fase L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Além de trazer benefícios para o meio ambiente e para a saúde da sociedade, a nova resolução também contribui para o bom desempenho e a conservação dos motores, já que, a partir daquela data, toda a gasolina automotiva vendida no país terá de ser aditivada.
A Resolução no 39, divulgada no dia 11, determina que a partir de setembro de 2010 a utilização do termo "etanol", em substituição à palavra "álcool", será obrigatória nos postos de serviços. De acordo com informações da agência, a medida padroniza a nomenclatura brasileira à utilizada no mercado internacional, ajuda a promover o etanol no exterior e deixa o produto mais próximo de transformar-se em uma commodity