por Márcia Alves


 


A demanda por etanol recuou 9% em novembro, segundo dados divulgados pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). Nas usinas do Centro-Sul, a saída de etanol para o mercado interno, que em outubro chegou a 2,062 bilhões de litros, em novembro caiu para 1,876 bilhão de litros. De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, as vendas de hidratado estão recuando porque o preço do etanol nas bombas dos postos está perdendo a competitividade em relação à gasolina.


Conforme levantamento da entidade, entre 21 estados, apenas em sete o etanol estava com preço mais vantajoso do que a gasolina, em outubro. Mas, aos poucos os consumidores estão migrando para a gasolina, conforme revelam os dados do consumo médio anual. Em novembro, a elevação do consumo de etanol foi de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, percentual menor do que o registrado em outubro último (18%) e ainda mais baixo do que em setembro (24%).


Antes de a Unica divulgar esse estudo, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) chegou a anunciar que poderia reduzir o percentual etanol na gasolina, de 25% para 20%, para tentar conter a alta de preços do produto nos postos. Outra medida seria promover uma campanha para incentivar a população a optar pela gasolina. Ambas as iniciativas estavam previstas para dezembro, mas até o fechamento desta edição ainda não haviam sido oficializadas.