Por Denise de Almeida


 




Segundo dados do IBGE, a região Nordeste do Brasil possui mais de 49 milhões de habitantes, quase 30% da população brasileira, sendo a segunda região mais populosa do país, atrás apenas da região Sudeste.    


De olho nesse mercado, a AleSat, da bandeira Ale, e o Grupo Ultra, detentor das marcas Ipiranga e Texaco, anunciaram que a região deve ser alvo de boa parte de seus investimentos nos próximos anos.    


A AleSat Combustíveis, quarta maior distribuidora do país, pretende investir, até 2012, R$ 27 milhões na ampliação e/ou instalação de 85 postos de combustíveis da rede na região. O investimento foi anunciado pelo presidente da companhia, Marcelo Alecrim, no final de outubro, e deve contar com o financiamento do Banco do Nordeste, por meio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).    


“A Ale investe de forma igualitária em todas as regiões em que atua”, revela Alecrim, “mas a região Nordeste é sabidamente uma das regiões de maior crescimento do Brasil, além de ser a origem de uma das empresas que originou a Ale”, afirma, referindo-se à potiguar Satélite Distribuidora de Petróleo que, em 2006, comprou a mineira Ale Combustíveis. “Logo, não podemos deixar de destinar recursos para ampliação de nossa participação na região”, diz.    


Atualmente com 1,7 mil postos no Brasil, sendo 465 no Nordeste, a meta da Ale, segundo Alecrim, é crescer, nos próximos três anos, pelo menos 38 % e atingir a marca de 640 estabelecimentos na região, num total de 2,5 mil estabelecimentos no país. “Temos vários projetos para médio prazo e pretendemos continuar investindo em infraestrutura, tecnologia, produtos e serviços”, complementa.   


Já o Grupo Ultra, que detém a marca Ipiranga nas regiões Sul e Sudeste, garantiu sua entrada nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste graças à aquisição da Texaco, no ano passado. “Essas regiões têm potencial para crescer mais do que outras do país", afirmou à imprensa, Pedro Wongtschowski, presidente da companhia.    


Procurada pela nossa reportagem, a empresa não quis se pronunciar oficialmente. Contudo, fontes de mercado afirmam que a região Nordeste deverá ser alvo de fortes investimentos por parte da companhia nos próximos anos, uma vez que apresenta maior potencial de crescimento econômico em relação a outras regiões do país.    


Segunda maior distribuidora do país, com mais de 5 mil postos entre Ipiranga e Texaco, a companhia deve concentrar sua expansão, até o ano que vem, principalmente em redes regionais e postos independentes. "Há muito potencial de crescimento na área de distribuição de combustíveis no Brasil, e vamos explorar essas oportunidades", disse Wongtschowski.