por Márcia Alves



Em setembro, a rede de lojas de conveniência BR Mania, dos postos Petrobras, completou 15 anos de existência. A primeira loja foi inaugurada em 1994, no posto Ecológico, na cidade de São Paulo. Atualmente, a BR Mania conta com 722 estabelecimentos franqueados em todo o Brasil, com faturamento previsto para este ano de R$ 400 milhões.


Em 2010, o foco de investimentos da Petrobras no segmento será na melhoria da gestão e modernização visual das lojas, para o qual destinará a verba de R$ 10 milhões. Outra meta será expandir em toda a rede a categoria food service, especialmente os sanduíches quentes e as opções de bebidas à base de café gourmet.


“Nosso objetivo será ampliar a variedade de produtos, que incluem, no curto prazo, o lançamento de linhas de salgados e doces BR Mania”, diz a gerente de Marketing de Franquias e Conveniência, Lorraine Ferreira Barbosa.  Ela observa que de acordo com a tendência mundial, os combustíveis sofrem uma redução progressiva de suas margens. Tanto que, nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, a rentabilidade geral do negócio de postos de serviços depende crescentemente dos resultados das lojas de conveniência, responsáveis por dois terços dos lucros.


Nos Estados Unidos, 90% dos postos possuem loja de conveniência. Na Europa a média é de 80%. No Brasil, o percentual não chega a 15%. A Petrobras, inclusive, que possui  6 mil postos, registra que apenas 12% possuem loja de conveniência com sua bandeira. “O negócio de conveniência ainda está em processo de amadurecimento no Brasil. Mas a tendência é de crescimento, junto com a economia como um todo, nos próximos anos”, afirma Lorraine.


Segundo ela, a Petrobras deve aproveitar esse enorme potencial de crescimento para expandir a cadeia de lojas BR Mania. “Faremos isso sempre alinhados com a estratégia da companhia de ser líder em todos os mercados em que atuar”, diz.