por Márcia Alves


 


As mais recentes tendências e muitas novidades na área automotiva foram apresentadas no Congresso SAE Brasil 2009, realizado em outubro, na capital paulista. Com o foco na sustentabilidade, os destaques foram para os veículos híbridos, elétricos e dotados de sistema flex, além de novos materiais mais duradouros e com menor impacto ambiental, como alumínio, plástico e fibras naturais.


 Uma das novidades para melhorar a dirigibilidade dos veículos foi apresentada pela Bosch, por meio do programa eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente a trajetória do carro, gerenciando a potência do motor. A empresa trouxe também o sistema Flex Start, conceito de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina e o Start/Stop, que permite que o motor desligue quando o carro está parado, em marcha lenta, por longo período. Esse sistema religa o motor por meio do acionamento dos pedais, assim que reconhece o desejo do motorista.  


Bastante futurista, o EDAG Light Car, o carro conceito apresentado no Salão de Genebra deste ano, dispõe das tecnologias ”open source” ainda em desenvolvimento, e de chassi mais leve (100% reciclável). O Light Car é elétrico e traz uma inovação na área de iluminação: OLED (luzes LED de compostos orgânicos) em várias partes, inclusive na traseira, com uma tela de exibição no vidro que informa aos outros motoristas as condições da estrada, como números de velocidade permitidos, se há pedestres ou obras nas ruas, entre outros dados.


O Ford Fusion, recém-lançado mundialmente, trouxe como novidade a direção elétrica e progressiva, com funcionamento preciso e esforço progressivo de acordo com a velocidade. O carro tem seis airbags e sistema multimídia Ford Sync que reúne rádio, CD-player/MP3 e DVD com comandos diretos na tela, de 8 polegadas, e comandos de voz para o ar condicionado, áudio e telefone Bluetooth, além de memória de 10 Gb para músicas e imagens, conexão para iPod, USB e celular Bluetooth.


O sistema Beaform, apresentado pela Gron, compreende um conjunto de microfone e dispositivo de gravação de dados, capaz de identificar o local, fotografar e gravar onde estão as maiores vibrações e os ruídos do veículo. A Magnetti Marelli lançou no evento o sistema Flex Terceira Geração com Nova Centralina, que identifica o nível de emissão de poluentes do veículo e, caso esteja acima do permitido, uma luz no painel acende avisando o condutor. 


 Para o engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Congresso SAE, o Brasil precisa investir em inovação. “O país precisa ser rápido no desenvolvimento de novas soluções, materiais e garantir volume, a fim de obtermos preços competitivos”, disse.