por Márcia Alves


 


A Medliq, tradicional empresa do segmento de medição e monitoramento de líquidos, está trazendo com exclusividade ao país uma inédita tecnologia que promete revolucionar os sistemas de teste de estanqueidade. Trata-se do SDT Tank Test 170 MTT, equipamento fabricado pela SDT International, empresa belga com sede em Bruxelas, que dispõe da tecnologia de ultra-som para o controle de vazamentos em tanques de combustíveis subterrâneos e tubulações associadas.


Adotado em mais de 10 países, o sistema supera com vantagens os demais métodos de detecção de vazamentos utilizados no Brasil. Caso do método volumétrico, mais usado atualmente, que consome entre 4 e 8 horas para realização do teste de estanqueidade. O SDT Tank Test 170 MTT reduz drasticamente esse tempo para apenas 20 minutos por compartimento.


Outro diferencial do equipamento é a precisão dos resultados, por conta da tecnologia de ultra-som, que o torna inerte às variações de temperatura ou vibrações do solo. Nos demais métodos convencionais, basta uma trepidação causada, por exemplo, pela passagem de um caminhão nas imediações do posto de combustíveis, para que todo o teste seja inutilizado.


Além disso, o equipamento também detecta vazamentos em quaisquer quantidades, tanto na parte do tanque com produto (underfill), quanto na parte seca (ullage), como, ainda, em todas as linhas e acessórios que compõe o Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC).


Como funciona


Durante a realização do teste de estanqueidade, os sensores do SDT Tank Test 170 MTT inseridos no tanque de combustível captam a freqüência de vibrações das ondas de ultra-som (kHz) emitidas pelo escape de fluxo do produto, convertendo-a em sons audíveis ao ser humano, e em sinais numéricos registrados no display do equipamento. O histórico dos dados registrados eletronicamente pelo sistema pode ser consultado por meio de relatórios.


No Brasil, as empresas prestadoras de serviços de teste de estanqueidade franqueadas pela TankTest, empresa formada pela associação da Medliq  com a RGB e a Resitanques, serão as primeiras a utilizar o SDT Tank Test 170 MTT. O diretor da Medliq, Fernando Miranda, informa que a TankTest, como uma franqueadora máster, oferecerá treinamento para o uso dessa nova metodologia às empresas da área nas principais capitais do país.