A Revista PO mantém essa coluna para que você possa esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao seu negócio. Escreva para gente ou mande um e-mail. O nosso endereço eletrônico é revista@postonet.com.br


 


Na troca de óleo


 


-          Qual o nível correto de óleo no carro?


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o nível correto se encontra entre os dois traços e não no traço superior. Se o óleo fica abaixo do nível da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo do nível da vareta, haverá aumento de pressão no carter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão, sujando velas e válvulas e danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.


 


- Quando trocar o óleo do motor?


Quando atingir o período de troca indicado pelo fabricante do automóvel, que está definido no manual do proprietário. Os atuais fabricantes vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.


 


- É verdade que o motor deve estar quente na hora da troca?


Sim. Quando óleo está quente, fica mais fino e mais fácil de escorrer.


 


- Quando medir o nível do óleo?

É importante esperar pelo menos cinco minutos após o motor ter sido desligado. Isso porque o óleo precisa descer das partes mais altas do motor para o carter e, assim, é possível medir o volume real de óleo.