por Elaine Paganatto


 


Em meados do último mês de março, o departamento jurídico do Sincopetro elaborou um manual intitulado Contratos e Responsabilidade Ambiental, com a proposta de abordar as mais freqüentes dúvidas observadas no atendimento aos revendedores na sede e subsedes do sindicato, e respondê-las de maneira clara e objetiva, a fim de auxiliar o empresário de combustíveis no momento de firmar um contrato ou, ainda, renová-lo com a distribuidora.


O objetivo maior desse trabalho foi levar ao revendedor a informação de quais são seus direitos e obrigações com relação aos temas, para que não seja pego desprevenido na relação comercial com sua companhia, assim como também pela Cetesb (no caso do Estado de São Paulo), no que tange às exigências do licenciamento ambiental. 


De acordo com a assessora jurídica, Cláudia Carvalheiro, “o manual não esgota os assuntos/título, mas é o primeiro passo para a conscientização do revendedor para que o mesmo não incorra em erros banais que podem lhe custar muito caro no futuro”.


Durante três semanas todas as cidades referentes às 15 subsedes regionais foram palco de encontro com associados para a entrega do manual e conseqüente palestra de esclarecimento acerca dos assuntos, que contou com um bom número de revendedores em cada uma das regiões, o que foi bastante comemorado pelos gestores do Sincopetro.


Por conta desse sucesso, o sindicato vai apostar em eventos que façam com que, cada vez mais, o empresário da revenda de combustíveis enxergue o seu posto como um verdadeiro e importante negócio para a economia. 


 


Capital fecha ciclo


Contrariamente a outras ocasiões, essas reuniões regionais contaram apenas com revendedores associados, pois foi dado início a uma nova fase em que o Sincopetro considera que apenas aqueles que têm compromentimento com a entidade é que deverão receber as informações pertinentes ao setor disponibilizadas pelo sindicato. “Essa é uma maneira de privilegiar os revendedores que nos prestigiam pagando a sua mensalidade corretamente, o que nos possibilita oferecer, além desse, outros serviços que interessam diretamente ao dia-a-dia do posto”, observa a assessora.


A exemplo das cidades do interior, no dia 4 de maio, fechando o ciclo de reuniões, houve um encontro também na capital paulista. Cerca de 100 revendedores compareceram à apresentação do manual pelo advogado do Sincopetro, Alexandre Simão. “O número de participantes foi muito bom e a receptividade também nos deixou bastante gratificados”, destaca.  “Em todas as reuniões, sem exceção, ficou patente a satisfação dos empresários que foram unânimes ao agradecer e parabenizar o sindicato pela iniciativa”. 


Para os representantes do Sincopetro, que estiveram presentes em todas as reuniões como o diretor Joaquim Mesquita e o assessor de negócios, Benedito Nicácio, além dos advogados já citados, o saldo de mais essa ação da entidade foi bastante positivo, por isso observam que outros eventos no mesmo molde já estão sendo planejados para colaborar com o empresário da revenda no gerenciamento de seu negócio.