por Márcia Alves


 


O bom desempenho da economia no ano passado fez com que a BR Distribuidora fechasse o período com mais de 11% de crescimento em vendas.  Com esse resultado, a companhia aumentou em 0,7% sua participação no mercado de comercialização de derivados, no qual já detinha mais de 34%. “O ano de 2008 foi excelente para o mercado de combustíveis e, particularmente, para a BR”, disse o presidente da BR, José Eduardo Dutra.


Para ele, a demanda recorde de combustíveis líquidos no país, que atingiu 89 bilhões de litros entre janeiro e novembro de 2008, conforme dados da Petrobras, é conseqüência direta do crescimento da economia. Na sua avaliação, a elevação da demanda foi influenciada pelo aumento das vendas dos veículos flex, pela queda no preço do álcool e pelo crescimento nas vendas de passagens aéreas.


Mas, neste ano, o presidente da BR espera uma mudança de cenário já a partir do quarto trimestre, em virtude da crise econômica. Mesmo diante da nova realidade de mercado, ele acredita que não haverá empecilhos ao cumprimento das metas da BR estabelecidas para este ano. “Basta equacionar a velocidade do crescimento e os custos nele embutidos”, afirmou.


Quanto ao mercado de distribuição, Dutra não aposta em tantas fusões ou aquisições, como ocorreram em 2008. Para ele, os grandes negócios já foram fechados nos últimos anos. Agora, disse que só vê espaço para pequenas compras. Mas, adiantou que a BR não vislumbra adquirir outras empresas.



Ano de conquistas


No último ano, a BR também conquistou alguns títulos. Na 14ª edição do Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil, realizado em 2008 pelo Sincopetro, Brascombustíveis e revista Posto de Observação, a BR foi vencedora nas categorias Posto Urbano e Posto de Rodovia, além de conquistar o título de Companhia do Ano. Além disso, na oitava edição da pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela Revista Quatro Rodas, da Editora Abril, em parceria com o Instituo GFK Indicator, a companhia foi eleita pelos proprietários de veículos como preferida nas categorias “óleo lubrificante” e “posto de combustíveis”. A pesquisa ouviu a opinião de mais de 3 mil proprietários de veículos em todo o país, sobre suas expectativas e sobre como avaliam produtos e serviços do setor automotivo. Além dos veículos, os entrevistados escolheram suas marcas preferidas de assistência técnica, pneus, óleo lubrificante, posto de gasolina, som automotivo e seguradora.