por Márcia Alves


 


Além de divulgar em seu site pela Internet produtos e iniciativas na área de combustíveis, a Ipiranga decidiu diversificar, inaugurando no final do ano passado uma loja virtual. Na Ipirangashop.com, o consumidor pode comprar nos postos ou na Internet produtos que vão de eletroeletrônicos e utilidades domésticas a artigos infantis, entre outros, num total de 18 mil itens à venda. Alguns produtos com preços promocionais podem ser encontrados também nos postos, nas lojas de conveniência am/pm e nas unidades Jet Oil.


Para implantar o novo negócio, a empresa realizou um projeto piloto em Ribeirão Preto (SP) com 144 postos, em duas edições; a primeira com dois meses de duração e a segunda com um mês. De acordo com a Ipiranga, os resultados demonstraram o sucesso da iniciativa. “A loja virtual integra a estratégia de diferenciação dos postos Ipiranga, com a proposta de agregar valor ao seu negócio, ampliando as opções de compra de produtos e serviços aos seus consumidores”, disse Leocadio Antunes Filho, diretor-superintendente. Segundo ele, o novo negócio favorece todos os públicos envolvidos. “Os clientes têm uma incrível variedade de produtos e vão poder comprar com mais praticidade e os ganhos dos revendedores Ipiranga também serão maiores”, afirmou.


A venda nos postos é realizada por meio de um sistema eletrônico, um POS semelhante ao dos cartões de crédito (Ipiranga On Line), exclusivo da rede Ipiranga. O sistema também é utilizado para a venda de recarga de celulares e para as ações promocionais da rede, que hoje não utiliza mais cupons impressos. O parceiro logístico do negócio é a  Compra Fácil, pertencente ao Grupo Hermes, empresa com 66 anos de tradição na venda à distância.  A abrangência da iniciativa é nacional, com a possibilidade de participação de todos os postos da rede, que incluem 3,2 mil de bandeira Ipiranga e outros 2 mil que pertenciam a Texaco, adquirida recentemente pelo grupo.