por Denise de Almeida


 


Desde que foi inaugurado, na virada do milênio, o Auto Posto Novo Milênio, já anunciava sua natureza ecológica e visão de futuro. Pois, mesmo antes de a legislação tornar obrigatório o uso de equipamentos ambientalmente corretos, suas instalações foram erguidas sob o mais completo rigor ambiental.


De lá pra cá, um conjunto de ações de cunho sócio-ambiental realizadas ao longo desses anos pelo posto, acabou gerando o projeto Novo Milênio, o qual, no final de 2008, foi agraciado com o prêmio de Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade no Varejo, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Único posto finalista desse prêmio que já se encontra na sua quarta edição, o Novo Milênio está encravado na Zona da Mata mineira, no município de Leopoldina, cuja população está estimada em pouco mais de 50 mil habitantes e, segundo o proprietário Alexandre Andrade Anzolin, desde 2001, distribui mudas de pau-brasil, de árvores nativas, frutíferas e também de ipês, protegidos por lei no estado. “Além disso, temos o ‘recanto ecológico’, que é um espaço verde com trabalhos de artistas locais, playground para crianças, lago com peixes e fotos e pinturas de animais em extinção, onde o cliente aguarda o término dos serviços prestados no posto”, explica.


Focado na preservação e reflorestamento, segundo Alexandre, o projeto Novo Milênio conta com um enorme grupo de parceiros, inclusive para a reciclagem de materiais de uso no próprio posto, como, por exemplo, o reaproveitamento de copos descartáveis de água e café dos clientes, para o plantio das mudas.


Além disso, num trabalho paralelo, o projeto Novo Milênio apóia e incentiva o esporte, com a inclusão de crianças e jovens sem condições financeiras ou em risco social na prática de natação, cuja equipe, aliás, se sagrou tricampeã regional no final do ano passado.


Para Alexandre, ser o único posto a chegar à finalíssima do prêmio oferecido pela FGV é motivo de honra. “Fomos julgados por 31 entidades conhecidas internacionalmente, como o Greenpeace, SOS Mata Atlântica e outros. Com o nosso trabalho, mostramos que mesmo no interior é possível desenvolver práticas que tragam benefícios para a empresa, para seus colaboradores, clientes, comunidade, país e para o mundo”.


O Auto Posto Novo Milênio faz parte do grupo de postos A3, que conta com mais dois postos em Leopoldina e um Mimoso do Sul, no Espírito Santo e, segundo Alexandre, concretiza a força do grupo, que se firma como uma das maiores forças do setor em Minas Gerais.