por Denise de Almeida


 



Piloto de automobilismo há 13 anos, Valéria Zoppello é artigo raro nesse universo, predominantemente masculino. Dona de uma energia inesgotável, quando não está nas pistas, treinando ou competindo, escreve artigos, fotografa, cuida da sua agência de casting, produz longas e filmes publicitários e... ufa! ainda promete novidades para 2009, com a estréia de um espetáculo, por enquanto mantido em segredo.


Mas, para falar de carros, motores e velocidade – com mulheres – Valéria criou um portal na Internet (www.mulheraovolante.com.br) que já contabilizou mais de 240 mil acessos de internautas, onde as mulheres, como era de se esperar, contabilizam 87%, contra 13% de internautas homens.


Acompanhe o nosso bate-papo com a ex-modelo, que ganhou notoriedade ao namorar o cantor Dinho, da banda Mamonas Assassinas, morto em 1996, mas que não quis brilhar pegando carona na fama do namorado famoso e traçou seu próprio caminho.


 


PO – Como surgiu a idéia de criar um portal automotivo dedicado exclusivamente às mulheres?


Valéria – Tenho notado o crescente interesse do público feminino em assuntos relacionados a velocidade, carros, off road, e percebi que o mercado estava carente de informações específicas voltadas para as mulheres, apesar de já representarmos quase 70% dos consumidores finais de carros.


Muitas vezes, quem decide o carro da família, são as mulheres. Por isso, as montadoras têm se preocupado em desenvolver carros que tenham características que agradem também a esse público tão exigente, inclusive no que diz respeito à estética, motores, segurança. Exemplo disso foi o Citroen C3, série Ocimar Versolatto, apresentado há uns dois anos, com design interior projetado por esse famoso estilista.


 


PO – Que tipo de informação oferece?


Valéria – O portal www.mulheraovolante.com.br oferece informações sobre carros, acessórios, lançamentos, dicas, além de depoimentos de aventuras, testes com carros e motos. Sua principal característica é falar para mulheres sobre um assunto que antes era exclusivamente para o público masculino, com bom humor, foco e linguagem feminina.


 


PO – Qual é o perfil da sua leitora internauta?


Valéria – A grande maioria (87%) são mulheres. Destas, 44,7% tem entre 35 e 50 anos, e, 30,6% está entre 25 e 34 anos. Uma boa parcela, de 16,6%, tem mais de 50 anos, e, 9% está na faixa de 18 a 24 anos.


 


PO – Como se dá a sua interação com essa mulher leitora internauta?


Valéria – Participo das listas de discussões ativamente, lanço polêmicas enriquecedoras e medio algumas dessas ações, além de trazer a leitora mais perto do meu universo.


 


PO – Como o site é atualizado? É possível ser uma colaboradora?


Valéria – Diariamente, com notícias, dicas, depoimentos de leitoras, que trocam experiências, falam de seus medos, superações, nos dão idéias e mantêm o ritmo de interatividade, dando vida nova ao site todos os dias.


Há os blogs da Lela e da Eliana também, que são abastecidos semanalmente com aventuras em quatro e em duas rodas.


Adoramos colaboradores! Fiquem à vontade para nos sugerir pautas, mandar fotos, relatos.


 


PO – Como é ser piloto de automobilismo profissional entre tantos homens?


Valéria – É muito divertido! A curiosidade que desperto, ver a paúra dos homens de “perder para mulher”... (risos). Eles não estão acostumados...


Há um pouco de preconceito e, muitas vezes, ouço frases bem desagradáveis. Mas não me importo! Sinto muito orgulho desse meu caminho trilhado ao longo de tantos anos de treino, dedicação, perseverança e coragem. Fui mais longe do que um dia pude imaginar! E quer saber mais? Adoro estar na companhia dos homens... (risos)


 


PO – E como dribla a jornada de mulher e profissional?


Valéria – Não sou casada e não tenho filhos, mas acabo tendo que driblar jornadas mais que duplas com tantas funções no dia-a-dia. O segredo é estar com saúde, feliz e ter muita força de vontade para realizar todos os sonhos. Não desistir NUNCA!


 


PO – Há algum conselho que queira transmitir às  mulheres revendedoras de combustíveis, espécime também rara na atividade?


Valéria – Não liguem para preconceitos! Não desistam de seus sonhos! Sejam competentes no que fazem. E o resultado virá!


E... digam NÃO à gasolina adulterada, que acaba com nossos motores!! (risos)