por Cristiane Collich Sampaio


 


Em outubro, a Nupi Brasil – empresa especializada em soluções completas para postos de serviços –, recebeu certificações do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) para duas de suas linhas de produtos. Trata-se da CE.CSD.3480/08, para componentes de sistemas de descarga e de abastecimento, e da CE.TNM.2979/06, para tubulações não metálicas subterrâneas para combustíveis, as quais deverão ser renovadas em 2012 e 2010, respectivamente.


Essa conquista é uma ferramenta importante para que a Nupi Brasil atinja suas ambiciosas metas de crescimento em 2009. “Nosso objetivo é oferecer aos postos soluções tecnológicas de última geração, já consolidadas internacionalmente, que assegurem total estanqueidade nas tubulações, e todos demais produtos que compõem o sistema e armazenamento subterrâneo de combustíveis (Sasc), além de permitir maior controle e monitoramento do seu funcionamento”, explica o diretor comercial Laércio Lopes.


 


Garantias e diversificação


 


A empresa é uma joint-venture criada em 2006 entre a brasileira Poly Easy, com 13 anos de atuação em infra-estrutura urbana, e a italiana Nupi spa, grupo europeu com mais de 30 anos de atuação mundial no setor de petróleo e gás. O primeiro fruto dessa união foi a adoção do sistema Smartflex, atualmente em uso em vários países, composto por tubos e conexões de parede dupla, que permitem monitoramento intersticial e asseguram estanqueidade ao sistema. O Smartflex já foi homologado junto à BR Distribuidora e, agora, a Nupi procura fazer o mesmo nas demais companhias.


Agregado a esses produtos a empresa oferece, com exclusividade, o Interative Tracking System (ITS), que possibilita o rastreamento da produção e da instalação das tubulações. Segundo Lopes, por meio do ITS,  “o cliente pode monitorar pela Internet como foram realizadas as soldas internas, conhecer o técnico que as executou e em que posto o equipamento está instalado, além de obter outros dados”. Isso permite que a Nupi conceda garantia de 30 anos em todos os itens de parede dupla, com ITS. Boots de entrada eletro-soldáveis, sumps de tanque e bomba, entre outros produtos de contenção e acessórios para instalação completam essa linha de produtos.


Mas o segmento de conveniência também está na mira. Em conjunto com a e2Solar, que desenvolve sistemas de aquecimento solar para água e fluidos, foi lançada recentemente a Usina Solar Térmica (UST), com baixo custo, grande capacidade e instalação rápida, que dispensa obras civis. Seu principal foco são os postos de estrada, os quais têm grande demanda por água quente para suprir vestiários, lanchonetes e restaurantes.