por Márcia Alves




O que o motiva o consumidor na escolha do posto de combustível: preço ou qualidade? A resposta para essa questão mereceu uma ampla pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), realizada em maio deste ano, com mais de mil pessoas, nas principais capitais brasileiras. A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), que desejava mensurar a importância da marca para o consumidor no momento do abastecimento.


No anuário de Conveniência de 2008, que traz a pesquisa completa, consta como justificativa para o estudo as grandes mudanças ocorridas no segmento de distribuição desde a abertura do mercado. Entre as quais, o aumento do número de distribuidoras, algumas inidôneas, o crescimento da adulteração de combustíveis e os postos clonados. O Ibope também investigou outros fatores que pesam na escolha do posto, incluindo hábitos de abastecimento e a presença de uma loja de conveniência.


A pesquisa


Perfil e freqüência - Na coleta de dados para a amostra, o perfil dos entrevistados corresponde a 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino, com idade entre 18 e 29 anos (26%) e entre 30 e 39 anos (20%). A maioria (63%) pertence à classe B, seguida pela classe A (22%) e classe C (15%), e grande parte (71%) trabalha fora. Entre os entrevistados, mais de 42% consomem até R$ 200 por mês no posto e mais de 60% admitem dirigir todos os dias. Uma ou duas vezes por semana é a média da freqüência de abastecimento de 49%. A gasolina comum é o combustível mais consumido por 70% dos entrevistados e o álcool por 29%.



Marca da distribuidora - De acordo com o Ibope, a pesquisa procurou observar o reconhecimento dos consumidores às marcas dos postos em que abastecem. Numa das perguntas estimuladas, em que lhes foram apresentadas marcas, 93% dos entrevistados reconheceram pelo menos uma.  E entre as de preferência, 89% apontaram as empresas associadas ao Sindicom.


Postos bandeira branca – Os postos independentes são conhecidos por 57% dos pesquisados.


Fatores na escolha do posto – A qualidade do combustível é a campeã das prioridades buscadas pelo consumidor na escolha, com 98% das respostas. O atendimento e a proximidade também registraram marca superior a 90%. A aparência do posto é importante para 86% dos entrevistados e a marca para 82%. O preço é o fator de escolha de um posto para 80%.


 


Fatores na escolha do posto



Adulteração – Essa prática nociva já causou danos aos veículos de 26% dos entrevistados.


Percepção do consumidor – Para avaliar a relação entre a qualidade do combustível com a bandeira do posto, a pesquisa questionou o quanto o consumidor concorda com a frase: “postos com marca oferecem combustíveis de qualidade?”. Segundo o Ibope, 70% concordam que postos com marcas são sinônimos de qualidade.


Conclusões


De acordo com o Ibope, a pesquisa mostrou que o consumidor, quando pensa em abastecer seu automóvel, leva em consideração uma série de fatores de igual importância, tais como qualidade do combustível, preço, atendimento do posto, proximidade com a casa ou trabalho, marca da bandeira e aparência do posto. Para 70% é importante o posto ter uma loja de conveniência.