por Márcia Alves


Aos 10 anos de atividade, mais de 200 lojas no país e oito no México, enfim a consagrada de rede de comida italiana Spoleto chega aos postos de combustíveis. Especialmente para esses estabelecimentos, a rede desenvolveu um modelo de loja compacto, em dimensões de 20 m2, que não utiliza forno a gás. O visual e a qualidade dos produtos do novo modelo são os mesmos encontrados nas lojas convencionais da rede e o cardápio também, incluindo o spaghetti bambini, o farfalle quattro formaggi e outros. Exceção apenas para o risoto, que necessita de forno a gás na preparação.


A diretora de expansão do Spoleto, Renata Rouchou, disse que o modelo de loja compacto foi criado para abrir uma nova frente de negócios para os fraqueados da rede, que também vai ao encontro da nova tendência do segmento de conveniência. “Nos postos, os produtos de tabacaria têm margem reduzida e as bebidas têm restrição de consumo. Por isso, o segmento está investindo em food-service”, analisa.  Além de postos, a loja compacta também é ideal, segundo ela, para pequenos shoppings, instalados em locais próximos a escritórios ou hospitais ou que tenham grande fluxo de pessoas.


O modelo compacto pode ser montado em postos novos e nos já existentes. Renata esclarece que não é necessário que o estabelecimento possua praça de alimentação, porém, ressalva que o local deve dispor de um espaço, diz, “para que as pessoas possam sentar e comer, pois as louças não são descartáveis”. A diretora faz questão, ainda, de frisar que não há relação entre o volume de combustíveis comercializados e o faturamento da loja. “A loja é uma grande oportunidade de aumentar a lucratividade até para com postos baixa galonagem, mas que estejam instalados em locais com fluxo de pessoas”, afirma.


De acordo com a diretora, a nova versão reduzida da franquia custará cerca de R$ 150 mil, com faturamento médio mensal previsto de R$ 40 mil. Entretanto, Renata acredita que esse faturamento possa ser bem maior, como aconteceu com a primeira loja compacta da Spoleto inaugurada este ano num posto de Brasília (DF). “O proprietário montou a loja no lugar da padaria e está super feliz porque obteve desde o início um lucro bem maior do que o esperado”, conta. A meta da Spoleto é abrir 35 novas lojas em 2009, mais da metade em postos.