por Denise de Almeida


 


O presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, afirmou que a companhia poderá se associar a uma empresa norte-americana para produzir etanol e, desta forma, ter facilidade de acesso ao mercado daquele país, hoje altamente subsidiado.


Segundo Kardec, o contrato seria feito nos moldes do firmado com a japonesa Mitsui, cuja parceria envolve a construção de um complexo bioenergético (C-Bio), em Goiás, e visa também à exportação de álcool para o mercado asiático.


Kardec, no entanto, não quis adiantar o nome da companhia petrolífera com a qual a estatal vem negociando. "Temos interesse em que o nosso parceiro internacional traga dinheiro para desenvolver os projetos e que garanta a colocação do produto no mercado externo por, pelo menos, 10 anos", disse o executivo.


E, para mostrar que o ingresso da companhia no setor de etanol não tem como objetivo competir com os atuais agentes do mercado, Kardec afirmou que a companhia vem mantendo conversas com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) para se tornar associada da maior entidade do setor sucroalcooleiro do Brasil. "Não pretendemos dar cotovelada no que existe hoje, e sim agregar esforços aos dos usineiros", explicou. "Nós queremos tranqüilizar o mercado, porque viemos para somar e não para atrapalhar", acrescentou.