por Cristiane Collich Sampaio


 


Mesmo diante do clima pouco animador que permeia a economia mundial, finalmente, no dia 1º de dezembro foi concluída uma das mais comentadas transações no setor de combustíveis do Brasil: a aquisição dos ativos da Esso Brasileira de Petróleo Ltda. – Essobrás – pela Cosan S. A. Indústria e Comércio, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do mundo.


Em nota divulgada em sua página na Internet, a Cosan declara que, “apesar da atual crise financeira mundial, por meio dessa aquisição confirma sua total confiança no país”.


A Cosan pagou nada mais nada menos do que US$ 715 milhões à ExxonMobil International por 100% das ações da área de downstream da empresa no Brasil, além da assunção de dívida de US$ 175 milhões. A transação abrange não apenas o segmento de distribuição de combustíveis, mas também o de produção e comercialização de lubrificantes.


 


O patrimônio


 


A Essobrás possui atualmente uma rede de mais de 1,5 mil postos, presentes em todas as regiões do país. As vendas anuais de etanol, gasolina e diesel da distribuidora – incluindo postos e clientes industriais – são superiores a cinco bilhões de litros, que se somam a outros 160 milhões de metros cúbicos de GNV.  Além disso, comercializa 127 mil metros cúbicos de lubrificantes, produzidos na fábrica o Rio de Janeiro, a qual continuará a oferecer produtos das marcas Esso e Mobil, desenvolvidos com a tecnologia mundial ExxonMobil.


Às 40 bases de distribuição operadas pela Essobrás no país foram somadas as 18 bases do grupo Cosan, que, segundo a nota, “proporcionarão a eficiência logística sem igual no mercado brasileiro”.


Com a aquisição, a Cosan expande seu modelo de negócio tornando-se a primeira companhia integrada de energia renovável a atuar desde o plantio da cana-de-açúcar até a comercialização de combustíveis no varejo.


Ao finalizar o comunicado, a nova proprietária da primeira companhia de petróleo a operar no Brasil aproveita a oportunidade para “dar as boas vindas à equipe da Essobrás e registrar seu elevado apreço à rede de revendedores Esso no Brasil, seus novos parceiros e público em geral”.


O mercado continua na expectativa, pois apenas nos próximos meses, a Cosan deverá divulgar informações sobre como se dará a integração dos dois pólos de negócios e sobre seus projetos e metas para os segmentos de distribuição e revenda de combustíveis.