Por Denise de Almeida

 




A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) disponibilizou na Internet o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural 2008 com dados atualizados sobre o setor nos últimos 10 anos.


Entre as informações que se destacam no último ano, está o aumento do consumo do álcool hidratado, que cresceu 51,4% em relação a 2006, cuja comercialização saltou dos 6,1 milhões de m³ para 9,3 milhões de m³, em 2007.


Os dados confirmam o que a agência havia divulgado em abril, quando o consumo de álcool (tanto o anidro quanto o hidratado) em fevereiro passado havia superado o de gasolina pela primeira vez em 20 anos, atingindo 1,432 bilhão de litros naquele  mês, enquanto o de gasolina foi de 1,411 bilhão de litros.


A publicação da ANP revela ainda que as reservas de petróleo cresceram 3,6%, levando o país a avançar duas posições no ranking mundial dos países produtores, passando a ocupar o 15o lugar em 2007.


Já a produção nacional de petróleo e de líquido de gás natural (LGN) foi de 1,8 milhões de barris/dia, alcançando resultado superavitário no comércio internacional de derivados, enquanto que as reservas de gás natural tiveram um salto de 4,9% em relação a 2006.


A publicação anual apresenta ainda dados geográficos e informações sobre as atividades regulatórias da entidade.