Por Denise de Almeida


 


Uma das grandes preocupações dos dirigentes do Sincopetro é garantir qualidade nos serviços que oferece aos seus associados. No caso do departamento jurídico ? que presta assessoria jurídica gratuita em todas as esferas judiciais ? o revendedor que procura uma das sedes da entidade já sabe que vai encontrar profissionais especializados e altamente qualificados para atender às suas necessidades.


Especificamente no setor jurídico-trabalhista, o segredo se deve ao escritório de advocacia Monticelli Breda, que acaba de completar 38 anos de atividades, 30 dos quais como parceiro do sindicato e dedicados ao ramo varejista de combustíveis.


Fundado em 1970, o escritório construiu sólida reputação no meio jurídico brasileiro e também internacional, já que, além da sede em São Paulo, possui hoje representação em Portugal, em três endereços: Lisboa, Guimarães e Montealegre.


?Somente junto ao Sincopetro foram muitas as vitórias derivadas de importantes batalhas jurídicas?, lembra Nircles Monticelli Breda, advogado que, ao lado da esposa também advogada, Maria José Breda, é fundador do escritório que leva o seu sobrenome. ?Ao longo desses 30 anos, atravessamos diferentes gestões sindicais, assistimos à evolução dos revendedores e contribuímos para o fortalecimento da categoria, planejando ações voltadas à diminuição do passivo trabalhista e fixação de condutas uniformizadoras para os empresários do setor?, esclarece.


Por isso, o trabalho desenvolvido junto ao Sincopetro não se restringe ao âmbito contencioso, mas também à área consultiva e na consultoria e elaboração de peças defensivas junto à ANP, IPEM, DRT, etc.


Ao seguir uma filosofia de forte orientação humanista, o escritório Monticelli Breda procura manter as características tradicionais na relação entre cliente e advogado, onde ?cada cliente é único e tem contato direto e pessoal com o profissional que o atende?. Além disso, buscando diminuir os conflitos processuais, mais recentemente, passou a ministrar palestras abordando questões polêmicas que envolvem a relação entre empregado e empregador. ?Mesmo porque, a evolução do Direito do Trabalho nas últimas décadas tem exigido a reciclagem constante por parte dos profissionais da área?, explica o advogado.


Atualmente, o departamento jurídico trabalhista do Sincopetro conta com quatro profissionais devidamente habilitados e com conhecimento pleno das matérias jurídicas que cercam as relações dos postos de combustíveis. O atendimento aos revendedores acontece diariamente, em horário comercial.