por Cristiane Collich Sampaio


  


Por meio da parceria com empresas internacionais, como a colombiana Terpel ? de tratamento de óleo e gás, com atuação em toda a América Latina ?, está realizando o treinamento de profissionais em diversos países do continente.


Outro projeto levou a Zeppini para além-mar. Em junho e julho, técnicos da empresa apresentaram os seminários Novas tendências nas instalações em postos de combustíveis e Etanol x biocombustíveis ? impactos nos postos de combustíveis para donos de postos e profissionais ligados às maiores empresas do setor de combustíveis da Índia, Cingapura e Angola.


No ano passado, também criou nova divisão de negócios, a Energia Z. Trata-se de um projeto de energia fotovoltaica, a partir da conversão direta da energia solar em energia elétrica, com aporte de US$ 1 milhão. Desde agosto de 2008 as instalações da empresa passaram a ser supridas por essa fonte de energia limpa e, segundo seu presidente, Carlos Zeppini, ?a perspectiva é oferecer esse sistema ao mercado, que inclui os postos de serviços, no curto prazo?.


Também nessa linha ecológica, em 2007 a Motor Z, primeira empresa a fabricar e comercializar scooters eletrônicos no país, foi incorporada ao grupo. Em setembro de 2008, a Motor Z participou da Adventure Sports Fair, realizada em São Paulo (SP), para mostrar sua linha 2009. Esses veículos são alimentados com energia elétrica; para abastecer, basta conectar o cabo da bateria a uma tomada residencial comum. Sua autonomia média é de 45 quilômetros.


 



Dresser Wayne tem novo presidente


Manuel Lusquiños é o novo presidente da Dresser Wayne no Brasil. Com um currículo construído durante 41 anos de trabalho dedicados à empresa, ele assume o lugar deixado por Sérgio Dabbur, que também ajudou a construir a imagem irretocável da marca Dresser Wayne nos últimos 35 anos.


Essa indústria foi a pioneira no lançamento de bombas misturadoras de combustíveis (álcool e gasolina) no país e de leitores de cartões de crédito acoplados às bombas, assim como de bombas equipadas com telas de vídeo, acionadas por toque, para operações de pagamento. Há vários anos, a empresa também se dedica à comercialização de softwares, destinados ao gerenciamento de estoques e bombas e a outras finalidades dentro do posto de revenda.