por Márcia Alves


 


O mercado de ensaios de estanqueidade deverá experimentar um salto de qualidade com o surgimento da TankTest, empresa recém-criada a partir de um consórcio entre três expoentes do segmento de medição volumétrica e detecção de vazamentos ? Medliq, RGB e Resitanques. Com a experiência acumulada por suas gestoras de mais de 20 anos e um saldo de cerca de 30 mil ensaios de estanqueidade em tanques de diversos tipos, realizados durante esse período, a TankTest está preparada para transferir toda a sua expertise na atividade às empresas que atuam no segmento, especialmente aquelas que ainda não atingiram o nível de qualificação adequado.


 


Para a revenda de combustíveis a notícia não poderia ser melhor. Nos últimos anos, o mercado foi tomado por uma avalanche de empresas, que sem a mínima qualificação ou experiência, se ofereciam para realizar os ensaios de estanqueidade a preços irrisórios. ?Qualquer técnico se aventurava a realizar o teste, mas sem a eficiência e garantia dos resultados?, diz Fernando Sergio Miranda, gerente industrial da Medliq. Não raro, segundo ele, muitos donos de postos ?vítimas? dessas empresas já estão amargando prejuízos com contaminação de solo e remediação do passivo ambiental.


 


Mas, Miranda entende que se não pode culpar os revendedores que optaram por preço ao invés de qualidade, quando a legislação que até então vigorava era falha e subjetiva. Porém, alguns passos foram dados para modificar essa situação. Depois de revisar e impor mais rigor à Norma 13 784, o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), editou a portaria n° 259, no final do mês de julho, exigindo a certificação obrigatória às empresas que prestam serviços de ensaio de estanqueidade. Pela nova regra, todas terão até 2010 para se adequarem aos rigorosos critérios estabelecidos pelo órgão. Tarefa essa que a TankTest se propõe a colaborar. ?Nossa missão é qualificar o mercado, ajudando essas empresas a se modernizarem, reverem seus processos e aperfeiçoarem seus métodos?, diz Miranda.


 


Para tanto, ele informa que a TankTeste atuará como uma franquia máster, voltada à capacitação técnica e adequação à legislação de empresas da área que visam obter o certificado do Inmetro. As empresas que passarem pelo processo de qualificação, além de preparadas para obter a certificação, receberão o selo TankTest, passando atuar de acordo com os métodos e padrões da marca.  O grupo estará apto a realizar testes em tanques aéreos e subterrâneos e inspecionar 19 itens de possíveis pontos de não conformidade nas instalações. ?Os franqueados serão beneficiados, ainda, com o repasse tecnológico, plano de marketing unificado e acompanhamento para a melhoria dos serviços de acordo com as normas?, acrescenta Miranda.