Por Denise de Almeida


 


O sistema que revolucionou o mercado e facilitou a vida de muitos revendedores paulistas já conquistou dezenas de empresários do setor. Antes preocupados em como levantar o capital necessário para cumprir as exigências ambientais advindas com a Resolução Conama 273/00, muitos revendedores agora aguardam ansiosos pela adequação de seus estabelecimentos de acordo com o prazo definido pela Cetesb.


É que eles fizeram a pré-adesão ao Consorpetro, um amplo projeto que implica em prorrogação de prazo para adequação ambiental, suspensão da fiscalização e possibilidade de financiamento via consórcio especial, com o objetivo de viabilizar a compra de equipamentos e reforma civil dos postos a um custo interessante para o revendedor.


Idealizado pelo Sincopetro, em parceria com o Regran, sindicato dos revendedores da região do ABC paulista, e capitaneado por três tradicionais administradoras de consórcios, o Consorpetro tem como característica principal o fato de não haver sorteio entre os participantes. Trata-se de uma forma de financiamento onde o revendedor que faz a opção pelo sistema tem até 60 meses para pagar e receberá as cotas de acordo com o calendário de convocação estipulado pela própria Cetesb. Enquanto espera, terá prorrogação de prazos para o licenciamento ambiental e a suspensão das ações fiscalizatórias, em alguns casos, até julho de 2013.


Para participar, o empresário deve ser associado a um dos sindicatos e, antes de mais nada, preencher um pré-cadastro que será submetido à avaliação das administradoras parceiras nessa ação. Em tendo o cadastro aprovado, o posto será submetido à Cetesb para definição da ordem de contemplação, e, em até 15 dias antes dessa data, deve apresentar toda a documentação necessária, bem como a garantia e o projeto e cronograma da reforma, cujo início das obras deve se dar em até 30 dias, com prazo máximo para conclusão de até 180 dias, sob pena de o posto voltar a sofrer ações de controle e fiscalização por parte da Cetesb.


As exigências e condições para participação efetiva estão detalhadas nos portais dos sindicatos www.sincopetro.org.br e www.regran.com.br, onde o revendedor também encontra o link para acesso ao portal do Consorpetro.