Por Denise de Almeida


 


Um estudo da LatinPanel, um dos maiores institutos de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, demonstra que os pequenos estabelecimentos caíram no gosto da população. De acordo com o levantamento, as compras em auto-serviços ? lojas não pertencentes às cinco maiores redes de supermercados ? aumentaram de 52% no primeiro quadrimestre de 2007 para 55% em igual período deste ano. "O pequeno ponto-de-venda tornou-se o mais importante?, afirma a gerente de marketing da LatinPanel, Patrícia Menezes.


Segundo ela, principalmente a classe C, com melhora na renda, prefere comprar nas lojas de vizinhança. De olho nessa tendência, as grandes redes adquiriram pequenos supermercados nos bairros e quem também ganhou com isso foram as lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis, já que entre os resultados apontados pela pesquisa, a proximidade do estabelecimento com a casa ou trabalho é o principal fator de compra para 52% dos pesquisados. Promoções e variedade de produtos ocupam a segunda colocação e, apesar dos preços mais baixos influenciarem fortemente na decisão de escolha da loja, eles são apenas o terceiro motivo que leva o consumidor ao ponto-de-venda.


A informação, aliás, reforça o conceito de que a conveniência é um fator primordial na definição da opção de compra, o que é um ótimo indicativo para o comerciante. Se ele conhece as características de sua vizinhança, pode trabalhar serviços e criar atrativos que fidelizem cada vez mais o cliente.