por Denise de Almeida


 


O sistema de franquias no Brasil continua em plena expansão. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) indicam que, no ano passado, o sistema de franchising registrou um faturamento recorde de R$ 46 bilhões, apresentando um aumento de 15,6% em relação a 2006, o maior crescimento dos últimos sete anos.


Além do bom momento da economia do país, Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, credita o ótimo desempenho do setor ao aumento significativo de empresas que adotaram o sistema de franquia como estratégia de desenvolvimento em 2007.


No segmento da alimentação, especialmente o de chocolates, além do aumento no número de empresas, as diversas formas de franquia e possibilidades comerciais também têm chamado a atenção dos investidores.


A variedade de ofertas, em geral, está associada ao aspecto financeiro do negócio, mas, em muitos casos, o espaço físico disponível e o produto oferecido têm feito a diferença, já que ambos se adequam às necessidades do franqueado e do consumidor.


 


Kopenhagen


 


A Kopenhagen, uma das pioneiras do setor, implantou o sistema de franchising há mais de dez anos, e já naquela época o objetivo era garantir a expansão e divulgar a marca em todo o território nacional.


A natural evolução do comércio levou a empresa a desenvolver outras possibilidades de negócio e, atualmente, a franquia Kopenhagen pode ser em formato de loja ou quiosque e vender somente chocolates, chocolate e café, ou apenas café.


A empresa exige que as lojas sejam instaladas em locais de concentração de público A/B, de preferência próximas a estabelecimentos de alto nível, e sugere a opção por regiões com mais de 200 mil habitantes.


 


Cacau Show


 


A Cacau Show se autodenomina a maior indústria do Brasil na produção de chocolates finos. “Somos uma das maiores franqueadoras do país, sendo a maior rede de lojas de chocolates finos da América Latina”, afirma o proprietário da marca, Alexandre Tadeu da Costa.


Atualmente existem mais de 300 lojas com a marca Cacau Show e, entre suas possibilidades comerciais, além de lojas para atendimento ao consumidor, está a distribuição de produtos, seja em domicílio, seja para padarias, restaurantes etc.


 


Chocolate&Cheese


 


A Chocolate & Cheese, conforme informa em seu portal na Internet, destaca-se no mercado nacional e internacional como a única empresa de franchising no segmento de fast food a abranger o tema ‘fondues’ de forma plena e com qualidade.


Através de sua rede de franquias, os fondues – também salgados – são vendidos em quiosques com vitrines que abrigam grandes torres de chocolate e uma galeria de espetos em vidro jateado.


A despeito disso, a Chocolate & Cheese conta com projetos arquitetônicos de dimensões e investimentos variados e um sistema inédito de gestão de negócios, com aplicativo comercial proprietário que permite controle de vendas, estoque, compras, fluxo de caixa, e muito mais.


 


Showcolate 


 


Também apostando nos fondues, a Showcolate trouxe para o mercado o conceito de ‘fondue express’. Com quiosques localizados nos principais shoppings e malls do Brasil, a empresa mantém duas unidades próprias em Belo Horizonte, Minas Gerais e possui franqueados também em Portugal, Espanha, EUA, Honduras e Panamá. E, assim como suas concorrentes, possui soluções para diferentes tamanhos de negócio, adequando-se às necessidades de comercialização, investimento e gestão empresarial de cada franqueado.


 


Para todas elas, o investimento para implantação depende do espaço físico no que tange às instalações, mais o valor da taxa de franquia e estoque. Em geral, o projeto arquitetônico, assim como assessoria básica de marketing, estão incluídos na taxa de franquia. Compare!


 








































 


Kopenhagen


Cacau Show


Chocolate & Cheese


Showcolate


Investimento


Acima de R$ 200.000


A partir de R$ 70.000


De R$ 30.950 a R$ 62.300


 


R$ 65.000 a R$ 99.000


Área


30 m2


35 m2


4 a 12 m2


 


Prazo de retorno


24 a 36 meses


12 a 18 meses


24 a 36 meses


12 a 48 meses


Faturamento médio mensal


R$ 40.000


R$ 35.000


R$ 25.000


R$ 22.500


Capital de giro


R$ 100.000


R$ 4.000


R$ 12.000 a R$ 20.000


R$ 10.000 a R$ 20.000

Fontes: ABF e portal das próprias empresas.