por Márcia Alves


  


Um equipamento oferecido pela Ecompany Tecnologia Ambiental, empresa do grupo Teixeira Pinto, com sede em Garça (SP), pode ser a solução para os donos de postos que não sabem mais o que fazer para reduzir os altos custos com a água utilizada na lavagem de veículos e tampouco como destinar corretamente os resíduos gerados. Trata-se do ETAR, uma linha de estações compactas, que trata a água da lavagem, possibilitando o reaproveitamento de quase 90% de todo o volume.


 


Segundo o diretor industrial da Ecompany, Frederico T. Pinto Filho, o ETAR remove até 90% dos sólidos suspensos, óleos e graxas e 50% de tensoativos (sabão). Ele informa, ainda, que um dos grandes diferenciais do sistema é o emprego de flotação por ar dissolvido (FAD), para a separação dos contaminantes (sólidos suspensos, óleos e graxas e surfactantes) presentes na água de lavagem. “O sistema é muito mais compacto do que os decantadores, que ocupam grandes áreas”, diz. Além disso, o processo é contínuo e gera pequena quantidade de lodo.


 


A linha de estações do ETAR é composta por diversos modelos e capacidades – 500 litros, 1,5 mil litros, 3 mil litros e 6 mil litros. As obras civis necessárias para instalar o sistema, que ocupa entre 3m2 e 15m2 de área, incluem a preparação de um espaço coberto com piso nivelado, leitos de secagem e base para a bomba de alimentação. Também devem ser previstos dois reservatórios: um para armazenar os efluentes e outro para a água tratada. “Caso o cliente possua algum tipo de reservatório, poderá ser aproveitado”, diz o diretor.


 


O projeto tecnológico do ETAR foi desenvolvido e patenteado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A empresa Aquaflot, que foi criada em 2000 especialmente para comercializar o sistema no Rio Grande do Sul, firmou, em 2006, um contrato de transferência de tecnologia com a Teixeira Pinto. A parceria resultou na criação da Ecompany, que expandiu a oferta para o restante do país. Desde então, o sistema está presente em vários ramos de atividades, como empresas de ônibus, transportadoras, lava-rápidos, postos de combustíveis, usinas de sucroalcooleiras entre outros.


 


De acordo com Frederico, o ETAR pode ser adquirido em quatro parcelas pelo cartão de crédito ou boleto bancário, ou em até 36 pagamentos pelo Cartão BNDES ou Finame. “Os recursos economizados na conta de água e esgoto podem ser usados para pagar as prestações”, sugere. Ele adiantou que a empresa lançou em fevereiro o modelo ETAR de pequeno porte, com capacidade de até 500 litros/h, indicado para lava-rápidos que atendam cerca de 20 carros por dia.