por Denise de Almeida


 


Você sabe qual é o tipo dos equipamentos que estão instalados em seu estabelecimento?


Segundo Sandra Huertas, arquiteta especializada em postos de combustíveis da FS Consultoria, que mantém plantão semanal no Departamento de Meio Ambiente do Sincopetro orientando revendedores há mais de 15 anos, é muito importante que o revendedor reúna em seu estabelecimento o máximo possível de informações sobre tanques, bombas, filtros, elevadores, tanques de óleo queimado etc. e tudo o que diga respeito à marca, data de fabricação, modelo, principais características, ficha de acompanhamento e notas fiscais dos equipamentos.


“Serão informações valiosas, tanto para a sua manutenção, quanto para atendimento à legislação”, diz. Sandra conta que sua experiência no setor permitiu-lhe notar, ao longo dos anos, inúmeras desconformidades em instalação de tanques de óleo queimado, elevadores, filtros de bombas etc., os quais, em muitos casos, poderiam ter sido facilmente relocados para atender à legislação.


No caso dos tanques, especificamente, a arquiteta explica que esse breve histórico permite ao profissional identificar sob que norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) os tanques foram fabricados, e daí, determinar exatamente o momento da substituição do equipamento.


É claro que essa situação se aplica apenas aos revendedores que ainda não efetuaram a adequação ambiental de seus postos, conforme reza a Resolução Conama 273, aplicada pelo órgão ambiental de seu estado. No caso de São Paulo especificamente, em que há postos que têm cumprido, num primeiro momento, apenas algumas condições mínimas exigidas pela Cetesb, Sandra também destaca a importância de se verificar se o atendimento à convocação foi de acordo com o equipamento instalado no posto, principalmente no tocante à idade do tanque.


Nesse sentido, a profissional ressalta, inclusive, que o estado de conservação e instalação do tanque pode ser determinante para que a sua substituição seja exigida não só pelo órgão ambiental, mas também pela prefeitura, cuja legislação pode ser ainda mais restritiva. (vide a situação dos postos do município de São Paulo quanto ao atendimento ao decreto nº 38.231/99)


Por isso, ela aconselha: “como o revendedor deverá preservar as informações dos equipamentos instalados no posto pelos próximos 30 anos, é fundamental armazenar o máximo possível de informações sobre eles”.


A arquiteta lembra que, por meio delas, inclusive, é possível ao profissional diagnosticar e orientar o revendedor também sobre os cuidados no dia-a-dia do posto. “Particularmente, no Sincopetro dispomos de um show room com uma maquete das instalações de um posto, onde é possível orientar os revendedores nesse sentido”, informa. Basta agendar um horário.