por Cristiane Collich Sampaio


  


Em setembro de 2007 passou a ser obrigatória a certificação das empresas instaladoras de equipamentos em postos de serviços no estado de São Paulo. Essa exigência, que também já vigora em outros estados, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais, determina que a instalação de tanques subterrâneos, tubulações e acessórios em postos de combustíveis, somente seja realizada por empresa considerada capacitada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), de acordo com a Portaria nº 109 de órgão.


Mas, como ter acesso à relação nacional das empresas devidamente certificadas? Essa informação está disponível no site do Inmetro – www.inmetro.gov.br –, mas encontrá-la não é tarefa para um pobre e mortal internauta. Quem tentou, que o diga.


 


O “caminho de pedras”


 


Para os revendedores paulistas, a solução é fácil: basta entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente do Sincopetro pelo e-mail meioambiente@sincopetro.org.br ou pelo telefone (11) 2109-0600 e solicitar a lista de empresas certificadas no estado. Outra opção, mais imediata, é acessar o site do sindicato do estado de São Paulo – www.sincopetro.org.br – e localizar a informação.


Os empresários de outras localidades poderão recorrer a suas respectivas entidades ou, ainda, seguir o “caminho de pedras” on line. Além do complicado portal do Inmetro, outra opção, mais simples, é entrar na página da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abieps) – www.abieps.com.br – e, por meio dela, chegar à informação desejada.


Até agora, só no estado de São Paulo, há 26 instaladoras certificadas. Porém, vale lembrar que os números tendem a crescer, uma vez que gradativamente novas empresas estão procurando pela certificação, também em função da prevista disseminação dessa exigência em outros estados.