por Márcia Alves


 


No final de janeiro, a distribuidora AleSat Combustíveis inaugurou o projeto-piloto da TV ALE, uma iniciativa inédita no setor, que transmite informação e entretenimento para os clientes durante o tempo em que esperam nos postos. “A empresa é a primeira distribuidora a oferecer uma mídia alternativa com conteúdo direcionado aos clientes de postos de gasolina”, diz a coordenadora de marketing da companhia, Rejayne Nardy.


 


Inicialmente, o projeto foi implementado em dois postos da rede em Belo Horizonte (MG): Posto ALE Colibri, no bairro Pampulha, e Posto ALE Ponteio, na BR-040, ambos equipados com dois televisores de 40 polegadas. A expectativa é que cerca de 80 mil telespectadores, entre motoristas e passageiros, confiram a programação. Como a permanência do consumidor no posto dura de cinco a 10 minutos, em média, foram produzidos dois ciclos diários de conteúdo, de cinco minutos cada. Três minutos dedicados às notícias e dois a comerciais, totalizando a exibição diária de 20 a 24 matérias, ou 160 notícias por semana, aproximadamente.


 


Entre os temas abordados constam: agenda cultural, manutenção correta dos automóveis, impostos, conduta ideal dos motoristas nos postos, dicas sobre conservação, momento ideal de troca de óleo, mudança na legislação de trânsito e outros assuntos relevantes. A expectativa é que, no futuro, a TV ALE transmita também informações sobre o trânsito na capital e blocos especiais para o fim de semana, com agenda cultural e notícias especiais.


 


Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada pela agência de propaganda Ogilvy One revelou que 80% das mídias serão digitais até o ano de 2020. Os dados respaldam o crescimento dessa alternativa de comunicação no Brasil, em que monitores de alta definição com transmissão de informações segmentadas já são comuns em elevadores e aeroportos, por exemplo.