por Elaine Paganatto


As lojas do Pão de Açúcar da capital paulista, que recebiam lixo para reciclagem (papel, vidro, plástico e metal), passarão a aceitar também óleo de cozinha usado, que será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de Biocombustível.


Vale destacar que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água, o que corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos. Além disso, provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.


 


Como proceder:


Depois que o óleo usado esfriar, deve-se armazenar em uma garrafa plástica de dois litros e, se possível, transparente. Tampar bem a garrafa e depositá-la no coletor de lixo de cor marrom, indicado para esta finalidade, colocado nas dependências das lojas do Pão de Açúcar.


 


Lojas Pão de Açúcar que já possuem o coletor:


Borba Gato, Brooklin, Ricardo Jaffet, Real Parque, Morumbi, Pedroso, Portal, Santo Amaro e Carneiro da Cunha, em São Paulo (SP).


 


Quem quiser requisitar o coletor para uma loja, basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800 7 732 732 e solicitar.