por Elaine Paganatto                    


 


A concorrência para quem fornece combustível não pára de crescer. Entre tantas alternativas para chegar com o combustível na “porta” do consumidor rural, há agora a de instalar miniusinas de biodiesel sobre rodas.


O projeto é da empresa gaúcha Intecnial, que pretende adaptar caminhões capacitando-os a processar cerca de 40 toneladas/dia de grãos oleaginosos como mamona, soja, caroço de algodão, girassol, além de gergelim e pinhão manso.


As miniusinas vão levar o biodiesel até o produtor, beneficiando aproximadamente 100 mil agricultores familiares, inserindo-os na cadeia do biodiesel. O objetivo é garantir aumento de renda perto de 30% para esses trabalhadores.


As miniusinas itinerantes estão sendo analisadas por técnicos da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) para ser implementado em algumas localidades do Estado. O projeto tem a aprovação da Petrobras, que se compromete a comprar o grão e o óleo.


A Bahia tem a intenção de criar uma nova matriz energética sustentável, bem como instalar 600 mil hectares com oleaginosas.