por Cristiane Collich Sampaio


 


A Esso começou a implantar nas lojas de conveniência Stop&Shop e Hungry Tiger um projeto pioneiro no Brasil no que se refere à variedade de serviços oferecidos  a clientes de suas lojas de conveniência.
Disponível inicialmente em três lojas franqueadas, o “E-Zone” – como o projeto foi batizado
– coloca  à disposição do consumidor um centro de entretenimento confortável, com livros,  CDs, revistas e acesso à Internet. Em cada loja estarão instalados pelo menos dois  computadores cujos serviços incluem acesso à Internet, possibilidade de downloads de arquivos e encaminhamento de pedidos eletrônicos de lanches, com atendimento  imediato para os clientes do espaço E-Zone.
Ambientado com tapetes, poltronas e mesas, o espaço de entretenimento é um local aconchegante em que os clientes podem descansar enquanto tomam um café ou folheiam um  livro. “No passado, a loja era simplesmente um complemento do posto, sem muitas ofertas. Mas a partir da década de 90 e do conceito de conveniência, o perfil do consumidor mudou. Hoje o cliente muitas vezes procura especificamente produtos da loja. A idéia do E-Zone é a de justamente criar um momento em que o consumidor possa relaxar e recuperar-se da agitação diária, nem que seja por alguns minutos, tendo à disposição serviços úteis, como a Internet”, explica Fábio Alvim, Gerente de Categoria das lojas Esso.
Duas lojas do Rio de Janeiro e uma de São Paulo já estão adotando os conceitos do projeto:  Mato Alto (em  Jacarepaguá) e Karapito (em Campo Grande); em São Paulo, a loja Felix (em  Jaguaré) instalou gôndolas exclusivas de CDs, DVDs, livros e revistas, e criou um ambiente de lazer com sofás. Este projeto deverá ser estendido para as demais franquias durante este ano depois dos testes e ajustes que se seguirão à implementação nas lojas pilotos.
Além disso, o projeto prevê a utilização de conexão wireless (sem fio) gratuita. Os primeiros testes da conexão sem fio já estão sendo feitos em dez lojas franqueadas das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Ribeirão Preto, Osasco, São José do Rio Preto, Bragança Paulista e Pará de Minas,  por meio de uma parceria firmada com a Vex – primeira empresa
a instalar redes sem fio com tecnologia Wi-Fi no País. A previsão é de que, até o final de 2007, mais 40 lojas Hungry Tiger e Stop & Shop tenham Hot Spots oferecendo o serviço de Internet sem fio.