por Márcia Alves


 


A demanda mundial por combustíveis mais limpos e puros está em franco crescimento, e no Brasil passa a ser lei a partir de 2008. Todo o diesel combustível vendido no país a partir do ano que vem terá obrigatoriamente em sua composição 2% de biodiesel, o chamado B2.


 


Para atender a essa demanda, no estado de São Paulo já está operando a Bioverde, empresa criada exclusivamente para a produção do biodiesel e que conta com uma fábrica de 15 mil metros quadrados na região de Taubaté, Vale do Paraíba. A fábrica, cuja montagem consumiu investimentos da ordem de R$ 40 milhões, tem capacidade prevista para produzir em torno de 230 milhões de litros por ano. Inicialmente, a produção do combustível está sendo realizada com a matéria prima proveniente do óleo de soja e do sebo bovino, subproduto da indústria frigorífica.


 


Taubaté foi escolhida pela empresa por sua localização estratégica de distribuição para a região Sudeste e portos, além de contar com uma grande área potencial para o plantio do pinhão-manso, árvore cuja semente é considerada como uma das principais fontes de biodiesel devido ao seu alto teor de óleo.


 


A Bioverde projeta uma produção de 85 milhões de litros só nesse segundo semestre de 2007, em razão dos contratos já fechados com algumas distribuidoras, que se preparam para atender a obrigatoriedade da adição do biodiesel ao diesel fóssil, no próximo ano.