por Cristiane Collich Sampaio


 


Com quatro novas adesões, agora já são 18 os postos Texaco do estado do Rio de Janeiro integrados na campanha de coleta de material reciclável, iniciada em 2001. As latinhas de alumínio arrecadadas transformam-se em kits escolares, destinados aos alunos – jovens e adultos – da ong Alfabetização Solidária (AlfaSol), por meio de uma parceria formalizada com a Aleris, empresa responsável pela coleta e reprocessamento do alumínio. Em 2006, a AlfaSol completou 10 anos de atuação, em que capacitou cerca de 244 mil alfabetizadores, em 2088 municípios brasileiros, e atendeu mais de 5,3 milhões de alunos.


“Estamos caminhando para a marca de 500 mil latas recicladas desde o início do programa”, anuncia Luiz Fernando Rodrigues, coordenador de Responsabilidade Social da Chevron Brasil, empresa detentora da marca Texaco. Isso significa algo próximo de 2,5 mil kits, já que cerca de 200 latinhas equivalem a um conjunto.


 


Educação e meio ambiente


Além disso, essa iniciativa propiciou economia superior a 88 mil kw/hora em energia e evitou a extração de mais 27,5 mil quilos de bauxita, minério que dá origem ao alumínio. Para Rodrigues, “isso também é bom para os postos, já que os aproxima da comunidade, uma vez que clientes e vizinhos já se habituaram a levar as latinhas nesses estabelecimentos”.


O executivo da Chevron divulga que a intenção da companhia é ampliar essa iniciativa para São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), no curto prazo, e, futuramente, para Recife (PE).


A campanha foi iniciada pelos funcionários da companhia e logo ganhou a adesão dos postos Texaco e de outras empresas. Anualmente são realizadas duas campanhas – Verão e Inverno Solidário –, que têm o objetivo de estimular a coleta seletiva: a cada cinco latinhas doadas, o consumidor ganha um livro educativo do projeto Semeando Cidadania na Escola.


Entusiasmado, Rodrigues acrescenta que esse outro projeto da Chevron Brasil, lançado em 2003 em parceria com a Fundação Educar Dpaschoal, procura incentivar o hábito da leitura entre crianças de baixa renda. Este ano a iniciativa deverá atingir a meta de 1 milhão de livros paradidáticos distribuídos especialmente entre alunos de escolas públicas do país e contará com a visita de Giuliano Losacco e Thiago Camilo – pilotos de Stock Car patrocinados pela Texaco – às escolas das cidades onde as corridas são realizadas.