por Denise de Almeida


 


O posto de combustíveis que opera junto à Cooperativa Agroindustrial Lar, na cidade de Medianeira (50 km de Foz do Iguaçu), no Paraná, encontrou uma forma bacana de preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, fazer crescer a receita do estabelecimento.


Desde março, os resíduos sólidos gerados no posto, na oficina mecânica, na borracharia e na lavagem do complexo integram o trabalho de coleta seletiva da cooperativa, que recolhe papel, plástico, metal, vidro, pneus, lâmpadas, óleos, graxas e lubrificantes usados, acondiciona-os em tambores específicos e os armazena em uma central de resíduos. Posteriormente, o material é encaminhado à reciclagem e gera receita extra ao posto.


Aproximadamente 40 pessoas participam do projeto e o objetivo é contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando que materiais altamente poluidores sejam lançados na natureza. Entre embalagens de óleo lubrificante, filtros de ar e óleo, e, material têxtil contaminado com óleos e graxas, entre outros, a cooperativa espera reunir mais de 1,5 tonelada de lixo por ano.


A Cooperativa Agroindustrial Lar tem cerca de 7.300 associados e mais de 3.700 funcionários, distribuídos em nove indústrias próprias, entre elas, uma rede de supermercados, uma transportadora e o posto de combustíveis. Atua no setor de agrobusiness, comercializando produtos agropecuários, industrializando soja, mandioca, vegetais congelados e aves, e, produtos nas áreas de supermercados.