por Márcia Aves


 


A partir do próximo ano, todos os veículos que compõem a frota da cidade de São Paulo, cerca de 5,5 milhões, serão obrigados a ter catalisador. Pela lei, rodar com um automóvel sem o dispositivo, com ele danificado ou adulterado pode ser considerado crime ambiental e render ao proprietário ou à empresa responsável uma multa que varia entre R$ 500,00 e R$ 10 mil. De acordo com o Programa de Inspeção Veicular de São Paulo, que a Prefeitura de São Paulo colocará em funcionamento no próximo ano, o perfeito funcionamento do catalisador será condição para o motorista obter o certificado de aprovação do veículo e realizar o licenciamento. Proprietários cujos automóveis forem reprovados ou rejeitados terão um prazo para fazer a manutenção necessária e voltar para novo teste.


 


Instalado no sistema de escapamentos, o catalisar tem por objetivo reduzir a emissão de gases poluentes produzidos pelo motor. A peça é formada por um núcleo, cerâmico ou metálico, que abriga uma camada de metais nobres; uma manta expansiva, funcionando como um isolante térmico; uma cápsula ou carcaça metálica, cones de entrada e saída, e flanges. Segundo relatório de qualidade do ar elaborado pelo órgão ambiental do estado (Cetesb), os veículos automotores na Região Metropolitana representam 98% das emissões de monóxido de carbono, 93% de hidrocarbonetos, 96% de óxidos de nitrogênio, 35% de óxido de enxofre e 40% de material particulado.


 


Para evitar danos no catalisador


• evite andar com o carro quase sem combustível.


• não insista excessivamente com a ignição para fazer o carro funcionar.


• preste atenção sempre no nível do óleo; ele nunca deve estar em excesso.


• não coloque aditivos no combustível ou no óleo lubrificante, que não sejam recomendados pelo fabricante.


• evite tentar dar partida no carro empurrando ou numa descida (no "tranco", como se diz popularmente).


• tome cuidado com as lombadas, pois os impactos podem rachar o catalisador.


• cuide para não bater o assoalho do veículo.


• faça revisão na parte elétrica do veículo periodicamente.


• fique atento para que não entre água pela ponteira quando o escapamento estiver aquecido.


 


Fonte: Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), formado pelo Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP.