Nos últimos cinco anos, desde que Tony Duque  (filho de Abel), Carlinhos e Eduardo (filhos de Carlos Alberto), com idades entre 20 e 30 anos, passaram a participar ativamente da gestão da Rede Duque, a empresa paulista, entre as maiores do país e atualmente com 40 anos de atividades, apresentou crescimento superior a 30%, comenta Luiz Carlos Rivera, executivo do grupo. Segundo ele, os fundadores, que também são os sócios majoritários, estão em plena atividade e a chegada dos descendentes foi uma injeção de ânimo para o negócio.


Nesse período, a rede familiar foi revitalizada e automatizada. Hoje, a partir do escritório central, localizado em São Paulo (SP), os administradores têm acesso on line, em tempo real, ao movimento de cada um dos postos, bomba por bomba, estejam eles na capital ou em cidades como Guarujá e Barueri. “Ocorreu a modernização da rede, inclusive de sua imagem, aumento significativo no número de postos, diversificação de produtos e serviços oferecidos e aperfeiçoamento nos conceitos das lojas de conveniência”, diz. Sua própria contratação, ocorrida há três anos, como executivo voltado às áreas comercial, administrativa e operacional, aliada à presença de Alberto Kenzo, responsável pelos setores financeiro e jurídico, são exemplos que mostram o atual grau de profissionalização
da empresa.


“Os três descendentes participam das decisões – que são tomadas com a anuência de todos os sócios – em igualdade de condições, pois têm postos próprios e são acionistas da rede”, explica Rivera. E embora com responsabilidades específicas, todos os cinco sócios e mais os dois executivos têm pleno conhecimento de tudo o que se passa na empresa.


O processo sucessório foi impulsionado pelo sucesso obtido por Carlinhos em sua loja no Shopping Iguatemi, a qual vendeu para se dedicar à rede de postos. “A sociedade já era sólida e sadia quando foi iniciado o processo e, assim, a chegada dos novos administradores só veio a somar”, declara o executivo, ressaltando não haver “áreas de atrito entre os gestores, pois o respeito mútuo é muito bem preservado, o que também repercute positivamente nas relações com os funcionários e no desempenho destes”.


Entre as metas para os próximos anos, está a da ampliação do número de postos e de novos negócios, visto que, além da rede, os sócios também são acionistas em outras empresas – como restaurantes nobres (Café de la Music e Bar Augusta), a loja de vinhos Expand do Shopping Iguatemi, o Teatro Bibi Ferreira e a Construtora Duque. Elevar o grau de pro­fissionalização, com a contratação de profissionais especializados em diversas áreas também é um dos objetivos.


Ao comentar a posição da empresa perante as imperfeições do mercado, Rivera declara que “a Rede Duque não vende preço e por isso chega aos 40 anos transmitindo confiança e vendendo produtos e serviços de qualidade”.


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