por Márcia Alves


 


 


O mesmo sistema que permite a livre passagem de veículos por cancelas de estacionamentos e pedágios poderá ser utilizado, em breve, para o abastecimento de combustíveis em postos de serviços. A novidade poderá ser trazida ao país pelo grupo STP (Serviços e Tecnologia de Pagamento S.A), que há sete anos administra o Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, disponível em 26 concessionárias de rodovias do país e que conta atualmente com 750 mil usuários.


 


O sistema realiza a identificação automática de veículos por meio da tecnologia de radiofreqüência. Um dispositivo instalado no pára-brisa do veículo (tag) emite sinais que são captados por uma antena fixa em pedágios ou cancelas de estacionamentos, liberando automaticamente a passagem. Em seguida, a informação registrada pela antena é transmitida para o STP, que  autoriza a cobrança .


A idéia do STP é ampliar as funções do sistema Sem Parar/Via Fácil, da forma como é utilizado em Portugal e nos Estados Unidos, onde os usuários abastecem seus veículos em postos cre­den­ciados, recebendo a cobrança posterior numa única fatura. Conforme  o site Canal do Transporte, por enquanto, o grupo está cadastrando redes de postos de combustíveis.