por Márcia Alves


 


Especializada na fabricação de tanques de combustíveis, a Petrotanque completará, em 2007, 10 anos de existência, com muitos motivos para comemorar. Para uma empresa que começou num barracão alugado, numa região de chácaras em São José do Rio Preto (SP), e que hoje possui sua sede própria de 3,5 mil m2, erguida em 2002 num terreno de mais de 12,5 mil m2, em Cedral (SP), não faltam razões para festejar. Nessa década de atuação, a Petrotanque experimentou grande expansão nos negócios, conquistando diversas certificações de qualidade para seus produtos e ampliando sua presença em diversas localidades do país.


Um marco nessa trajetória foi a primeira certificação ISO 9001-2000, obtida em 2002 e atualmente conferida pelo Instituto Falcão Bauer. Em 2004, a empresa foi a primeira a conquistar certificação do Inmetro para o tanque jaquetado de 60 mil litros que produz.


Atualmente, o tanque jaquetado é o produto mais vendido pela empresa, seguido pelo tanque aéreo com bacia de contenção e pelo tanque para plantas de biodiesel.


marcia@postonet.com.br


 


Sacrifício e superação


Olhando para trás, Gabriel Garcia relem­bra o difícil começo da Petro­tanque, nos idos de 1997. Nessa época, em busca de emprego, conheceu o vendedor de tanques de combustíveis Hugo de Carvalho,  que trabalhava para uma empresa que raramente conseguia atender a demanda. Gabriel aproveitou essa oportunidade e fundou com Hugo e com Welson Borges, a Petrotan­que. Já na primeira viagem a São Paulo para compras de máquinas para iniciar a produção, eles conseguiram emplacar as primeiras vendas de tanques.


Apesar dos muitos sacrifícios, Gabriel conta que a Petrotanque nunca descuidou do cumprimento de prazos e tam­pouco deixou de honrar seus compromissos. Mesmo assim, enfrentou preconceitos de seus concorrentes que a tachavam de “empresa de fundo quintal”. Mas não desanimou, nem mesmo quando Hugo deixou a empresa, pois acreditava que havia “um propósito de Deus” para a continuidade e sucesso da empresa. A morte de seu outro sócio, Welson, no ano passado, também foi um duro golpe. Entretanto, Rodrigo e Welsinho, os filhos de Welson, vieram dividir as responsabilidades com Gabriel. “Sinto-me gratificado e orgulhoso ao ver que, a custa de muito sacrifício e trabalho, superamos todas as dificuldades”, avalia.