Desde o século XVI as cafeterias reu­niam pessoas apreciadoras de café. Nesses locais elas se sentavam para ouvir música, ler um bom livro ou simplesmente para um bate-papo com amigos. Ali passavam horas e transformavam o lugar numa extensão de suas casas.  Hoje elas continuam na moda e cada vez aparecem mais lugares nas cidades para aqueles que gostam de degustar a bebida. 


 O posto Duque Villa Lobos, quando foi assumido pela Rede Duque, há nove meses, dedicou um espaço dentro da loja de conveniência exclusivamente para a cafeteria, onde as pessoas “se reúnem até mesmo para fazer rápidas reuniões de negócios, enquanto saboreiam os nossos coquetéis de café”, destaca a gerente Sandra Mourão.


O posto de bandeira Esso localiza-se em região nobre da capital paulista. Próximo a ele, se encontram vários escritórios e o imponente Shopping Villa Lobos, que também con­centra grande número de funcionários fre­qüentadores da cafeteria do posto.


Todos os funcionários receberam treinamento da Esso em parceria com a Café Vitale para atender os consumidores na medida certa da tirada do café.


Embora a cafeteria apresente três coquetéis para os clientes como Coffe Shake de Canela; Coffe Shake de Chocolate, ambos servidos gelados em taças; e o Mocha Café, na versão quente, Sandra destaca que o campeão de vendas ainda é mesmo o velho e bom café expresso, cujas doses diárias servidas chegam a 500. 


 


A barista


 Ao mesmo tempo em que cresce o número de admiradores do saboreio do café, surgem também aqueles que fazem do café uma arte. São os chamados baristas, que além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, ainda entendem da história do produto, como cultivo, tipo de grão e origem.


Dizem os conhecedores que não adianta cultivar o melhor café e torrá-lo com perfeição se o preparo não se transformar numa arte. E é para isso que existem os baristas, para extrair todo o potencial do café e servi-lo ao gosto dos admiradores.


José Rodrigo Costa Bueno, que está na profissão há cinco anos, é barista do Centro de Preparação de Café (CPC), do Museu do Café, em Santos (SP). “Costumo dizer que o café me escolheu para trabalhar para ele”, brinca.


Segundo Bueno, “a profissão de barista surgiu no Brasil em 2000 e os praticantes são pessoas que sabem que o café vai muito além de uma xícara. A bebida tem muitos segredos a começar pela história”.


Ele observa que para ser um bom barista é necessário fazer cursos, ter muita dedicação e, claro, gostar de beber café, esta uma condição indispensável para saber se a bebida está no ponto certo.


Café Tropical


Ingredientes


Gelo


50 ml de groselha


1 dose de vodca


100 ml de suco de Abacaxi


1 café frio


Modo de Preparo


Coloque gelo na taça, adicione groselha, suco de laranja e, por último, o café.


 


O posto e a mulher  


O Villa Lobos, que ficou entre os 10 colocados no último concurso O Posto Mais Bonito do Brasil - promovido por esta revista -, tem cerca de 3 mil m2 e conta com três bombas, sendo uma de combustíveis líquidos e duas de GNV, que proporcionam grande movimento ao estabelecimento. Como não há posto de supermercado por perto, o Villa Lobos reina soberano na região e vende muito bem. 


Sandra Mourão está na Rede Duque há algum tempo, mas foi há nove meses que se transformou na primeira mulher gerente de posto e loja de conveniência, graças a aposta de alguns gestores da rede que acreditaram no seu talento para liderar um time. Sob seu comando estão 23 funcionários, que ela garante: “Apesar de a maioria ser homem, eles me respeitam muito. A equipe hoje está redonda. Conto com eles e eles também sabem que podem contar comigo a qualquer momento. Ponho a mão na massa, literalmente, se for necessário”, observa.


paganatto@postonet.com.br