1º Posto Urbano


Posto Carlos Gomes – Cascavel – PR


Roberto Pellizzetti


 


 Elaine Paganatto


 


O paranaense Roberto Pellizzetti está rindo à toa. E não é para menos. No último dia 6 de outubro ele levou para casa um veículo Celta zero quilômetro e uma TV tela plana de 21’, prêmios arrematados graças à primeira colocação no concurso O Posto Mais Bonito do Brasil 2006, nas categorias Posto Urbano e Loja de Conveniência.


A alegria do empresário de Cascavel (PR) não ocorre apenas por conta dos prêmios, mas pela satisfação em ver reconhecido o trabalho que desenvolve em seu estabelecimento com o apoio de seus cerca de 25 funcionários.


O Posto Carlos Gomes está na família de Pellizzetti há apenas nove anos, mas sua fundação ocorreu nos idos de 1969, 37 anos atrás. Ao adquiri-lo, o empresário fez algumas adequações  e somente em 2005, juntamente com a Shell, sua distribuidora, pôde reformá-lo como pretendia, transformando-o no belo posto de serviços que é hoje.


Localizado na avenida Carlos Gomes, uma das principais artérias que leva ao pólo universitário da cidade – estima-se uma população de aproximadamente 20 mil alunos universitários, sendo uma parcela significativa de estudantes vindos de várias localidades, inclusive de outros estados –, o posto Algo Mais é utilizado pelos motoristas que entram ou deixam a cidade em direção a muitos bairros nobres, que estão nos arredores. “Apesar de estar situado no centro da cidade, o posto conta com área independente para o atendimento de caminhões com cobertura exclusiva, bem como lavagem e lubrificação específicas para o segmento”, destaca Pelizzetti.


Respeito é bom e o meio ambiente agradece


A área voltada aos veículos de passeio conta com quatro bombas com 16 bicos, dispostas de maneira moderna e eficaz, que comercializam todos os combustíveis líquidos. O revendedor salienta que o diesel vendido ali é o único da região que conta com dupla filtragem, idêntica a usada para a aviação.


De acordo com o empresário da revenda, tudo no posto está integrado a um sistema de monitoramento, além de ser todo informatizado, das bombas ao caixa e também ao controle de estoques. O estabelecimento conta ainda com aparelhagem digital de câmeras de segurança para a tranqüilidade de clientes e funcionários.


Pensando nas questões do meio ambiente, o proprietário do Algo Mais se preocupou em evitar o descarte das embalagens plásticas de lubrificantes, do compactador de filtros e mesmo dos panos, reutilizáveis, na área de troca de óleo, onde existem duas pranchas para automóveis e uma para moto.


Além disso, as coberturas do posto estão todas conectadas a uma cisterna de 45 mil litros para a captação da água da chuva. “Isso se traduz em respeito ao meio ambiente, mas também gera redução de custos”, afirma.


O local de lavagem de veículos prima pela limpeza, organização e ainda traz um diferencial: tambores e aspiradores não fazem parte do cenário, mas trabalham nos “bastidores”. Para fidelizar os clientes, o Algo Mais oferece um seguro-chuva que funciona até 24 horas depois da lavagem. “Lavou, choveu, pode voltar dentro do prazo que faremos todo o serviço novamente”.


Parece que Pellizzetti, de fato, não se esqueceu de nenhum detalhe: o posto Algo Mais possui um complexo sistema de tratamentos de efluentes, permitindo a reutilização da água, que se destina entre outros para fins específicos como descargas sanitárias, rega de jardim, lavagem de calçadas etc.


 


Em dose dupla é melhor


Pellizzetti não estava brincando quando inscreveu seu posto e sua loja de conveniência para concorrerem à 12ª edição do concurso. Ele sabia que tinha grandes chances de sagrar-se campeão em dose dupla. E foi o que aconteceu. Além do posto, a loja de conveniência independente, Algo Mais, também atendeu a todos os requisitos necessários para vencer a competição e, com isso, arrematou o primeiro lugar.


Instalada num espaço que se aproxima dos 90 m2, ela conta com as opções convencionais e ainda com uma unidade lotérica que oferece serviços adicionais ao consumidor. São comercializados ali cerca de 800 itens. O foco está totalmente voltado à área de fast food, na qual se encontram mesas para maior conforto de quem pára para fazer um lanche.


Tudo nela foi estudado para ser exatamente como é hoje. “Toda a manifestação visual é exclusiva e desenvolvida localmente. Detalhes como porta automática, piso em granito, além de ambiente climatizado e bom atendimento, a tornam bastante agradável ao consumidor”, destacou, orgulhoso, o empresário.


Pellizzetti soube do concurso por intermédio da revista Posto de Observação e decidiu participar esperando boa classificação. O empresário sempre pôs em prática as regras básicas para manter tudo funcionando perfeitamente, mesmo quando ainda não pensava em participar.


 “Ganhar o título de posto e loja mais bonitos do Brasil é o que há de mais expressivo para a categoria, até porque não se trata apenas de uma questão estética, mas de ver reconhecido o seu trabalho. Aliás, um árduo trabalho que exige a superação diária dos desafios do mercado de combustíveis”, destaca.


 



paganatto@postonet.com.br