• MERCADO
    por Cristiane Collich Sampaio

 

 

Alesat sob nova direção

 

No final de julho, o Cade aprovou a aquisição de mais de 75% da distribuidora pela suíça Glencore Energ y

 

Em 27 de julho último uma nova tentativa de ven­da da Alesat Combustíveis, detentora da marca ALE, obteve êxito. Na data, o Conselho Adminis­trativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 78% da distribuidora pela suíça Glencore Energy, por meio de sua subsidiária brasileira.

 

Em agosto de 2017, a compra da Alesat Combustí­veis pelo Grupo Ultra (da qual a Ipiranga faz parte), ha­via sido vedada pelo Cade, por este considerar excessiva a concentração econômica no setor.

 

A transação recentemente autorizada prevê a manutenção de 22% da Alesat nas mãos de um de seus fundadores, Marcelo Alecrim, que, com a con­clusão da venda, deverá assumir a presidência do Conselho de Administração.

 

Em junho, quando a assinatura do acordo entre as duas empresas veio a público, a adquirente destacou ser este o primeiro negócio da empresa nesse segmen­to e que “o investimento vai garantir à Glencore uma forte plataforma para aproveitar as significativas opor­tunidades de crescimento doméstico no setor de com­bustíveis com a maior parte da alta de demanda a ser suprida por importações”.

 

Fontes do setor estimam que, em função da nova configuração da empresa, haja redução no nú­mero de postos da rede ALE, que possui cerca de 1,5 mil estabelecimentos e 250 lojas de conveniên­cia distribuídos por 22 estados.

 

Num momento em que o setor passa por perío­do especialmente tumultuado, em que se acumulam incertezas quanto ao seu futuro, a notícia causa ainda maior apreensão na revenda, fruto do total desconheci­mento da política comercial da empresa suíça.


Leia Mais

Maurício Sartori na presidência da Gilbarco Veeder-Root

Maurício Sartori passou a presidir a Gilbarco Veeder-Root na Améria Latina no final de maio.

Mais...


A era das gasolinas mais eficientes

Novas gasolinas prometem maior desempenho de motores e menor consumo.

Mais...


Confiabilidade é diferencial das bombas de abastecimento Wertco

Certificados, testados e homologados, equipamentos também dificultam fraudes.

Mais...