• TURISMO
    por Cristiane Collich Sampaio

 

 

É logo ali! (II) Paranapiacaba História e Natureza

Na edição 372, São Roque foi a ‘estrela’ desta série de reportagens sobre viagens e passeios rápidos a partir de São Paulo. Agora é a vez de Paranapiacaba.

 

Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) ocorre em julho, mas a localidade tem outros inúmeros atrati­vos, a começar pela concorrida viagem de 1h30 no trem turístico que parte da Estação da Luz aos domin­gos, às 8h30. Monitores dão informações sobre o trem, a ferrovia e pontos de interesse do trajeto.

 

Paranapiacaba (em tupi-guarani, ‘lugar de onde se vê o mar’), inicialmente chamada Alto da Serra, situa­-se a cerca de 50 km da capital, no município de Santo André, no topo da Serra do Mar. Mas de lá nem sempre se pode ver o mar: a neblina é uma constante, sobretudo no começo da manhã e no fim da tarde, lembrando o fog londrino.

 

Sua fundação data 1867, proporcionada pela construção da ferrovia Santos –Jundiaí pela companhia inglesa São Paulo Railway, que ligava o interior paulista ao Porto de Santos. Inicialmente funcionou como centro de controle operacional e residência para os funcionários da empresa. Daí o estilo peculiar das cons­truções, a grande maioria em madeira, de características vitorianas, e do projeto urbanístico. Esse acervo é o mais importante do Brasil nesse estilo.

 

Ao lado desse casario inglês, situado na Parte Baixa do vilarejo, há outros pontos que merecem atenção: Museu do Castelo; Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ), com maquetes e fotos; Estação Ferroviária Alto da Serra; Museu Tecnológico Ferroviário (também chamado Museu Funicular); Clube União Lyra Serrano; Antigo Mercado, hoje centro cultural; e Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, situada na Parte Alta, área que, dominada por migração portuguesa, contrasta com a arquitetura inglesa dominante no outro lado da linha férrea.

 

Considerada patrimônio histórico, além de se constituir em verdadeiro museu a céu aberto, a antiga vila fer­roviária também oferece atividades de ecoturismo, que podem ser contratadas diretamente no local. São trilhas e mais trilhas em meio à Mata Atlântica, de diferentes graus de dificuldade, com destino a cachoeiras e vistas raras.

Best Cartier Watches www.cartiergirls.com Rolex Replique Replique Montre www.repliquedemontre.org Cheap Rolex Replica www.vnrs.co.uk


Leia Mais