• SUA EMPRESA
    por Denise de Almeida

 

 

Novo eSocial pode gerar multas de até 6 mil reais

 

Obrigatório para a maioria dos postos desde julho, o eSocial amplia o risco de penalidades, já que todas as informações estarão registradas em um único lugar, tornando o cruzamento de dados e a fiscalização muito mais ágil.

 

O eSocial, sistema que trata da escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e traba­lhistas de todas as empresas do país, e que vem sendo implantado pelo Fisco gradativamente, passou a ser obrigatório para quase todos os postos de combustíveis do país no último mês de julho.

 

Ou seja, a partir de agora, todas as informações re­lativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS devem ser transmitidas ao Fisco obrigatória e exclusivamente via internet.

 

Segundo Daniela de Paula, gerente comercial da Plumas Asses­soria Contábil, especializada em postos de combustíveis, a medida não altera a CLT em vigor e tampouco introduz novas obrigações aos empregadores, entretanto, amplia o risco de penalidades às empresas, já que todas as informa­ções estarão registradas em um único lugar, tornando o cruzamento de dados e a fiscalização muito mais ágil. “Ou seja, se a empresa está com suas obrigações ficais em dia ou não, o Fisco vai saber”, alerta.

 

Por conta disso, inclusive, a profissional assegura que profissionais e empre­sas terão de trabalhar em equipe para que os processos sejam enviados dentro do prazo e de forma correta. Pois, se o sistema detectar atraso no cumprimento das exigências do eSocial, as multas serão emitidas de forma automática. Não comunicar com antecedência a admissão de um trabalhador ou suas férias, as­sim como deixar de informar a admissão do colaborador antecipadamente, por exemplo, pode gerar multas, cujos valores podem chegar até R$ 6 mil, depen­dendo da infração.

 

Vale lembrar que o revendedor associado ao Sincopetro tem direito à assesso­ria contábil e fiscal gratuita, fruto da parceria com a Plumas Assessoria Contábil. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2109-0600.

 


Leia Mais

Novas regras para exposição de cigarros em pontos de venda

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou resolução com regras mais rígidas para exposição de produtos derivados do tabaco nos pontos de venda. 

Mais...


Placa do Disque Denúncia de violência contras mulheres é obrigatória nos postos

Os estabelecimentos que descumprirem as exigências poderão sofrer sanções, como advertências e até multas.

Mais...