• CLIPPING
    por Denise de Almeida

 

 

ANP cria planilha para postos divulgarem preços de combustíveis

 

 

 Com o objetivo de dar aos consumidores mais uma opção para consulta dos preços dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) lançou, no mês de julho, o Infopreço, um sistema que permite que os postos revendedores publiquem, voluntariamente, os preços cobrados pelos combustíveis (gasolina, etanol, diesel S-10, diesel S-500 e gás natural veicular) em seus estabelecimentos.

 

A plataforma, que será atualizada diariamente pela Agência, permite que o consumidor faça sua pesquisa de preços filtrando por produto, CNPJ, nome e endereço do posto. Porém, diferente do levantamento semanal realiza­do pela ANP para acompanhar os preços praticados pelas distribuidoras e postos, no Infopreço as informações presta­das são de inteira responsabilidade dos revendedores.

 

Acessível no formato de planilha Excel (.xlsx), ou seja, em dados abertos, o arquivo possibilita, segundo a ANP, que desenvolvedores possam utilizar as informações para a criação de outros serviços de interesse público.

 

A planilha do Infopreço pode ser acessada em: http:// www.anp.gov.br/precos-e-defesa/234-precos/levanta­mento-de-precos/4606-infopreco-precos-praticados-pe­los-postos-revendedores

Até o fechamento desta edição da PO, no entanto, apenas pouco mais de uma centena de postos tinham aderido ao novo sistema