Plumas Contábil constrói trajetória de sucesso no setor de combustíveis

ESPECIALIZAÇÃO E ATENDIMENTO PERSONALIZADO SÃO DIFERENCIAIS DA EMPRESA QUE HOJE ATUA EM 17 ESTADOS.

Com matriz na capital paulista e filiais em Goiás e no Rio de Janeiro, a Plumas Contábil está presen­te, atualmente, em 17 estados e sua meta é expandir atuação para todo o território nacional. Especializa­da na revenda de combustíveis, a empresa construiu uma sólida trajetória de sucesso investindo no aten­dimento personalizado aos donos de postos.

Empresário bem-sucedido, Luiz Rinaldo Lopes de Almeida se recorda do início da atividade, quando, em 1985, fundou o seu primeiro escritório de con­tabilidade no centro da capital paulista. Visionário, ele já sabia que precisava de um diferencial para con­quistar clientes. Foi, então, que decidiu investir na es­pecialização no segmento de combustíveis.

“A legislação passa por constantes mudanças em nos­so país. Por isso, considerei que ao manter o foco em um único ramo de atividade teria mais condições de atender os clientes satisfatoriamente. Assim, surgiu a ideia do aten­dimento especializado em postos de combustíveis”, diz.

No atendimento aos postos da capital e Grande São Paulo, Luiz Rinaldo observou que alguns tinham um problema em comum: estavam pagando mais im­postos do que deveriam. “Muitos optavam pela tribu­tação sobre o lucro presumido, que provoca maior in­cidência de impostos, mas o ideal seria pelo lucro real”, diz. Ele destaca que o regime de tributação pelo lucro real reduz em mais da metade do valor dos impostos.

Mas, contabilidade não é o foco da revenda. “O negócio dos donos de postos é vender combustíveis, e não ficar pensando no que é ou não despesa dedutível para enviar à contabilidade”, diz. A partir dessa certeza, Luiz Rinaldo percebeu que para ajudar seus clientes a se manterem no negócio de combustíveis seria necessário mais do que cobrar malotes de documentos. Seria pre­ciso investir também no atendimento personalizado.

“Passamos a enviar consultores aos postos para o atendimento presencial, com o objetivo de orientar os revendedores e identificar todas as despesas legais possíveis de serem lançadas na contabilidade para re­duzir ao máximo a carga tributária e também realizar ao acompanhamento de todas as exigências do fisco”, diz.

O atendimento personalizado se tornou um dos grandes diferenciais da Plumas Contábil, com eficiên­cia reconhecida por muitos clientes. Um deles é Flá­vio, da Rede Gas One, de Piracaia (SP), cliente da Plu­mas há cinco anos e um dos finalistas da edição 2019 do Concurso o Posto mais Bonito do Brasil. “Estamos bastante satisfeitos com o atendimento da Plumas, que, além de especializada no ramo de combustíveis, tem como diferencial o consultor que nos ajuda a identificar o que está errado e a acertar”, diz Flávio.

EVOLUÇÃO

A Plumas Contábil expandiu sua atuação por meio de parcerias com os sindicatos representantes da revenda nos estados: Sincopetro (SP), Sindiposto (GO), Resan (Santos-SP), Sindiposto (TO), Minaspetro (MG), Sindcomb (RJ), Sindestado (RJ), Sindicombusti­veis (PA), Sindipostos (ES), Sindpetroleo (MT) Hoje, a empresa possui sede própria na zona leste de São Paulo e filiais em Goiás e Rio de Janeiro. “A Plumas Contábil sente-se honrada em colocar seus conhe­cimentos à disposição dos sindicatos patronais para orientar a categoria a atender todas as exigências do fisco e evitar penalizações”, diz Luiz Rinaldo.

Por Márcia Alves