Novos parâmetros para a gasolina brasileira

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) prepara uma resolução que visa elevar a qualidade da gasolina vendida no país. O objetivo é atualizar as especificações do combustível para atender pa­drões internacionais e às novas tecnologias de motores dos veículos.

A nova resolução, segundo a ANP, contempla, principalmente, dois pon­tos: aumento da massa específica (densidade) mínima da gasolina, o que significa mais energia e menos consumo; e fixação de limites para a octa­nagem RON, já presente nas especificações da gasolina de outros países.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, para especialistas não há impactos significativos sobre a Petrobras, que já produz gasolina com padrão de qualidade considerado satisfatório. Para importado­res, porém, o processo pode resultar em aumento de até 6% no preço da gasolina importada.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, diz que a medida reduz tam­bém a possibilidade de importação de ‘gasolinas leves’, com menor den­sidade e, portanto, menor rendimento. “É bom para o consumidor, que vai ter uma garantia de uniformidade da qualidade da gasolina”, afirma.

A ANP não informou quais as propostas de limites para a densida­de e a octanagem RON.

Por Denise de Almeida